segunda-feira, agosto 05, 2019

Guedes e Moro discutem futuro do Coaf em meio à pressão para trocar chefe do órgão

Resultado de imagem para Guedes e Moro discutem futuro do Coaf em meio à pressão para trocar chefe do órgão
Os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sergio Moro, se reuniram nesta segunda-feira (5) para discutir o futuro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Há uma pressão nos bastidores para trocar o chefe do órgão e, segundo interlocutores dos dois ministros, o encontro foi inconclusivo.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro querem a demissão do presidente do Coaf, Roberto Leonel. Ele foi indicado para o posto por Moro quando o órgão era vinculado ao Ministério da Justiça – por decisão do Congresso, o Coaf agora está com o Ministério da Economia.

A pressão pela demissão de Leonel começou após ele ter criticado a decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu inquéritos e investigações baseados em dados compartilhados pelo Coaf sem autorização judicial. A decisão foi tomada atendendo a um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Bolsonaro.

Neste domingo (4), questionado sobre o assunto, Bolsonaro disse que a decisão cabe a Paulo Guedes. Afirmou, ainda, que dá "carta branca" aos ministros para eles definirem as equipes.

Quando o Congresso mudou devolveu o Coaf para a pasta da Economia, integrantes do Palácio do Planalto afirmaram que a equipe escolhida por Moro seria mantida. Esta foi a forma encontrada para convencer senadores do PSL.

Quem é o atual chefe do Coaf
Roberto Leonel trabalhou com Moro na Operação Lava Jato quanto era chefe da área de inteligência da Receita Federal em Curitiba, cargo que ocupou por 22 anos.

Leonel foi escolhido para o Coaf dentro do plano de Moro de montar um plano nacional de combate à corrupção no Ministério da Justiça.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!