terça-feira, julho 23, 2019

Saída de procurador coloca em risco Operação Zelotes, alerta Ministério Público Federal do DF

Resultado de imagem para Saída de procurador coloca em risco Operação Zelotes, alerta Ministério Público Federal do DF

A falta de procuradores para atuar com dedicação exclusiva colocou em risco a Operação Zelotes, segundo o Ministério Público Federal do Distrito Federal.

A operação investiga um possível esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Economia que julga recursos contra multas aplicadas por auditores da Receita Federal.

A Zelotes começou em 2015 e já tem 113 réus. O inquérito investiga prejuízos em impostos não arrecadados que chegam a R$ 50 bilhões.

O alerta da Procuradoria do Distrito Federal foi feito depois de um dos procuradores com dedicação exclusiva à operação ter deixado a força-tarefa da Zelotes.

Desde o mês passado, o coordenador do grupo, Frederico Paiva, está fazendo um curso nos EUA e trabalhando à distância.

Com isso, a Zelotes ficou somente com um procurador em dedicação exclusiva, Alexandre Ismail.

Mas a Procuradoria Geral da República decidiu retirá-lo da operação a fim de que ele voltasse para o lugar de origem, a unidade de Boa Vista (RR).

A força-tarefa da Zelotes pediu a permanência de Ismail em Brasília, mas a Procuradoria de Roraima afirmou que precisava dele em Boa Vista. A PGR atendeu porque uma das condições para que ele permanecesse era a concordância do local de origem do procurador.


Segundo a PGR, outro procurador ocupará o lugar de Ismail na Zelotes.

Investigadores avaliam que essas mudanças têm reflexos negativos para o ritmo das investigações e dificultarão futuras punições de responsáveis por fraudes.

O procurador-chefe em exercício do Ministério Público Federal do Distrito Federal (sede da Zelotes) , Cláudio Drewes, chegou a dizer numa nota que as mudanças significam o “encerramento compulsório da investigação”. O texto foi divulgado no fim de semana e depois retirado do site do MP.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!