quinta-feira, maio 30, 2019

Incêndio atinge empresa de reciclagem, deixa um morto e cinco feridos em Aparecida de Goiânia

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de materiais recicláveis no Setor Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia, na noite desta quinta-feira (30). De acordo com os bombeiros, um corpo carbonizado foi encontrado na área da empresa e cinco pessoas sofreram queimaduras após uma explosão.

O incêndio aconteceu entre a Alameda E e a Avenida W-6. Uma explosão ocorreu no compartimento de gás de uma empilhadora, segundo os militares ouviram de testemunhas no local. Cinco vítimas foram resgatadas em estado grave, algumas com mais de 80% do corpo queimado. Três delas foram entubadas, pois não conseguiam respirar sozinhas.

A empresa EcoVR lamentou o acidente e informou que está prestando o suporte necessário aos funcionários e familiares das vítimas. Disse ainda que está mobilizada na apuração das causas do incêndio (veja a nota abaixo na íntegra).

Vizinhos ao imóvel escutaram vários estrondos e se assustaram com as chamas, que podiam ser vistas de vários pontos da Grande Goiânia. Muitas curiosos foram para a frente da fábrica, que foi isolada.

Para o local, foram direcionados 19 carros do Corpo de Bombeiros e cerca 49 militares. Foram utilizados inicialmente 15 mil litros de água.

Chamas e cortina de fumaça podiam ser vistas de vários pontos da Grande Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Chamas e cortina de fumaça podiam ser vistas de vários pontos da Grande Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo o tenente-coronel Fernando Caramaschi, três vítimas foram socorridas por ambulâncias do bombeiro e outras duas por terceiros.

Duas vítimas foram levadas, segundo os bombeiros, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia. A direção da unidade informou que elas foram transferidas para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia.

As vítimas ainda não tiveram suas identidades divulgadas e as unidades ainda não informaram sobre o estado de saúde delas.

Moradores das proximidades da empresa fazem imagens do incêndio de grande proporção, em Aparecida de Goiânia  — Foto: Murilo Gomes/Arquivo Pessoal
Moradores das proximidades da empresa fazem imagens do incêndio de grande proporção, em Aparecida de Goiânia — Foto: Murilo Gomes/Arquivo Pessoal

Para o Hugol, cinco pacientes foram levados pelo Samu. A informação passada pelos socorristas era de que mais ambulâncias estariam a caminho por volta das 20h.

Até por volta das 20h30, os bombeiros continuavam atuando no combate às chamas. A informação passada pela corporação era de que o incêndio estava confinado, sendo restrito em uma área controlada. “Trabalhamos para que não tenho propagação por outras áreas”, informou a assessoria dos Bombeiros.

Às 21h20, a corporação informou que continuava atuando no combate, mas que o incêndio já estava controlado.

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções atinge fábrica em Aparecida de Goiânia — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções atinge fábrica em Aparecida de Goiânia — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Defesa Civil avaliará novos riscos
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou na noite desta quinta que as equipes da Defesa Civil irão ao local para tomar as devidas providências, como avaliação de novos riscos a terceiros, assim que o Corpo de Bombeiros finalizar os serviços de rescaldo do incêndio.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que a UPA Flamboyant recebeu reforço médico e organizou toda a estrutura para receber as possíveis vítimas assim que foram informados do acidente. A secretaria confirmou que a unidade recebeu dois pacientes em estado grave para estabilização, realizou o pronto atendimento e os encaminhou ao Hugol.

Além da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil, a assessoria de imprensa da Prefeitura, disse que o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha determinou que todas as secretarias fiquem atentas para prestar a assistência que for necessária e prestou a solidariedade aos trabalhadores e seus familiares.

"O prefeito e toda a administração se solidariza e presta seus sentimentos à família do trabalhador que perdeu a vida no incêndio", diz a nota.

Corpo foi encontrado carbonizado dentro da área da fábrica  — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Corpo foi encontrado carbonizado dentro da área da fábrica — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Empresa se posiciona:

"Nota de esclarecimento

A EcoVR lamenta profundamente o acidente ocorrido em suas dependências, nesta noite, e informa que está prestando todo o suporte necessário aos colaboradores que estavam no local, no momento do incêndio, bem como aos familiares dos funcionários. A empresa esclarece, ainda, que sempre pautou seu cotidiano operacional por rigorosas normas de segurança individual e coletiva. A EcoVR está mobilizada na apuração das causas que provocaram o ocorrido".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!