quinta-feira, maio 30, 2019

Com NOVE gols de joia, Noruega atropela Honduras no Mundial sub-20

O atacante norueguês Haland já pode pedir TRÊS músicas no Fantástico. Isso porque, na terceira rodada do Grupo C, a Noruega fez nada mais nada menos do que 12 a 0 para cima de Honduras, e o centroavante foi às redes NOVE vezes durante a partida. Porém, mesmo com o massacre, a Noruega não está garantida na próxima fase, já que Uruguai e Nova Zelândia não poderiam mais ser alcançados. Os líderes do grupo, inclusive, jogaram no mesmo horário, e os sul-americanos saíram com 2 a 0.

Não à toa, Erling Braut Haland, de 18 anos e que defende o RB Salzburg, da Áustria, é agora o dono do recorde de maior número de gols em uma partida na história do Mundial sub-20.

Haland marca nove gols pela Noruega no Mundial sub-20 — Foto: Reprodução/Twitter
Haland marca nove gols pela Noruega no Mundial sub-20 — Foto: Reprodução/Twitter

Na principal partida do torneio até aqui, o atropelo norueguês começou logo aos sete minutos, com o próprio Haland. O camisa 19 deixou mais três ainda no primeiro tempo, aos 20, 36 e 43. Na segunda etapa, foram mais cinco, aos 5, 22, 32, 43 e 45. Além dele, Ostigard, Hauge e Markovic também marcaram.

Além da vitória, a Noruega fica agora com o recorde de maior goleada da história da competição, superando o Brasil, que venceu a Bélgica por 10 a 0 em 1997.

Conheça Haland, a joia norueguesa
Com 1,91m de altura, Haland começou a carreira no Bryne, da Noruega, e fez sua primeira partida como profissional aos 15 anos de idade em maio de 2016. Em 2017, seguiu para o rival Molde - onde chegou a ser treinador por Solskjaer, atual treinador do Manchester United. Por lá, foram 14 gols em 39 jogos. Em seguida, o atacante partiu para o RB Salzburg em agosto deste ano, onde jogou dez vezes e marcou cinco gols.

O futebol já fazia parte da família de Haland mesmo antes de o jovem astro norueguês ter nascido. Por sinal, ele nasceu em 21 de julho de 2000, em Leeds, na Inglaterra, onde seu pai, Alf-Inge Haland, defendia o Leeds United. E o detalhe é que, pelo fato de ter nascido na Terra da Rainha, ele pode ainda defender a seleção inglesa se optar por isso no futuro.

Haland comemorando gol pelo RB Salzburg — Foto: Divulgação/RB Salzburg
Haland comemorando gol pelo RB Salzburg — Foto: Divulgação/RB Salzburg 

Treta do Halland pai
Depois do Leeds, Alf-Inge Halland defendeu o Manchester City entre 2001 e 2003. Haland pai, inclusive, se envolveu em uma polêmica com o atacante Roy Keane, ex-jogador do Manchester United. A primeira confusão entre os dois aconteceu em 1997, quando Haland defendia o Leeds. Keane rompeu um ligamento tentando fazer uma falta no zagueiro, e, enquanto o ex-atacante estava no chão, Haland criticou o adversário e sugeriu que ele estava "fingindo uma lesão para evitar punição". O astro do United passou quase um ano longe dos gramados depois do jogo.

O segundo encontro entre os dois aconteceu em 2003, quando Haland pai já defendia o Manchester City. Durante a partida, Keane foi expulso depois de uma entrada criminosa no zagueiro do rival. Na época, o astro foi suspenso por três partidas e recebeu uma multa de R$ 25 mil. Porém, o atacante admitiu em sua biografia que cometeu a falta por vingança e, então, recebeu uma nova punição por parte da FIFA. Dessa vez, foram R$ 750 mil de multa e mais cinco jogos suspenso.

Marca nunca alcançada no Brasileirão ou Libertadores
Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Haland, em toda história do Brasileirão e da Libertadores, nenhum jogador marcou nove gols em uma partida. Aqui no Brasil, o recorde é de Edmundo, que marcou seis gols na vitória de 6 a 0 do Vasco para cima do União São João de Araras, no campeonato de 1997. Já o recordista absoluto de gols marcados em uma mesma partida de Copa Libertadores é Juan Carlos Sanchez, que anotou seis vezes na vitória do Blooming-BOL por 8 a 0 sobre o Deportivo Italia, da Venezuela, na edição de 1985 do torneio.

Haland comemorando um dos nove gols marcados pela Noruega no Mundial sub-20 — Foto: Reprodução/Twitter
Haland comemorando um dos nove gols marcados pela Noruega no Mundial sub-20 — Foto: Reprodução/Twitter

Como fica o grupo da Noruega?
Na outra partida do grupo, o Uruguai venceu a Nova Zelândia por 2 a 0. Mesmo sem alguns de seus principais jogadores, como Schiappacasse, que ficou no banco, os uruguaios foram capazes de controlar os adversários para garantir a terceira vitória em três jogos.

Com os resultados, o Grupo C termina com a classificação direta de Uruguai, líder com nove pontos, e Nova Zelândia, em segunda, com seis. Recordista, a Noruega vai precisar secar alguns adversários na sequência da competição para seguir entre os quatro melhores terceiros colocados.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!