segunda-feira, abril 01, 2019

Algas formam 'manchas' no mar em Fernando de Noronha

Uma grande quantidade de algas foi vista no mar de Fernando de Noronha. As manchas, vistas de avião, chegaram a ser confundidas por moradores da ilha com óleo, no domingo (31). Em 2015, o fenômeno das algas errantes, com uma grande quantidade de algas, foi registrado nas praias da ilha, mas ainda não é possível afirmar que seja o mesmo.

Manchas no mar foram identificadas como algas, em fenômeno semelhante ao ocorrido em 2015 — Foto: Arlindo Santos Júnior/Acervo Pessoal
Manchas no mar foram identificadas como algas, em fenômeno semelhante ao ocorrido em 2015 — Foto: Arlindo Santos Júnior/Acervo Pessoal

O engenheiro de pesca Léo Veras vê semelhanças climáticas deste ano com o período do surgimento das algas errantes, em 2015, mas ainda é preciso aguardar para analisar a situação.

“Nós temos uma condição climática muito parecida com a época do fenômeno das algas [em 2015]. Pouco vento, muito calor e indefinição de sistemas de correntes e calmaria. Isso cria vórtex (um escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral), concentrando as algas em um ponto particular”, analisa Veras.

As algas foram identicafas em algumas praias  — Foto: Dayvson Reis/Acervo Pessoal
As algas foram identicafas em algumas praias — Foto: Dayvson Reis/Acervo Pessoal

Veras aponta que o aumento da temperatura favorece o fenômeno. “A alga absorve a luz do sol e aquece, isso promove um crescimento muito rápido, fenômeno que não era comum em Noronha, mas devido ao aquecimento global é provável que se torne cada vez mais frequente”, Léo Veras.

O registro aéreo foi feito pelo gerente de transportes marítimos, Arlindo Santos Júnior. “Eu estava pousado na ilha, no domingo (31), e identifiquei as manchas, pensei até que fosse óleo, mas lembrei que li sobre o assunto das algas”, conta.

Em 2015 a quantidade de algas foi maior  — Foto: Léo Veras /Instituto Tubarões de Noronha
Em 2015 a quantidade de algas foi maior — Foto: Léo Veras /Instituto Tubarões de Noronha

O vendedor de bebidas, Dayvson Reis, também identificou as algas na praia Cacimba do Padre. “Ao longo de toda a praia, surgiram as algas avermelhadas. Uma curiosidade é que, logo após as algas, surgiu um cardume de sardinha e predadores, os peixes maiores seguem as sardinhas”, relata Dayvson.

Algas registradas em Noronha no ano de 2015 atraíram peixes — Foto: Léo Veras /Instituto Tubarões de Noronha
Algas registradas em Noronha no ano de 2015 atraíram peixes — Foto: Léo Veras /Instituto Tubarões de Noronha

Peixes
Veras acredita diz que a quantidade de peixes em Fernando de Noronha pode aumentar. “Um dos eventos que nós registramos com o aumento de algas é um crescimento da quantidade de sardinhas na ilha. Isso também atrai a vida selvagem e, por consequência, predadores que vêm comer sardinhas e até mesmo tubarões. Vamos observar a sucessão de acontecimentos”, diz o engenheiro de pesca.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!