terça-feira, maio 01, 2018

Chuvas de maio poderão atingir 200mm no interior do RN

Após seis anos de seca, o Rio Grande do Norte registrou chuvas dentro e acima da média em diversas regiões do Estado, inclusive no Semiárido, região mais castigada pela seca. Maio, tradicionalmente, apresenta volumes de chuvas menores que as de abril. No entanto, meteorologistas estão otimistas em relação ao último mês da quadra chuvosa para o interior. As chuvas, de acordo com o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn), Gilmar Bristot, podem chegar entre 150mm e 200mm, o que poderia recuperar os reservatórios do Estado em até 50%, volume 10% maior do que a previsão inicial dos meteorologistas, que já era considerada otimista.

Resultado de imagem para Previsão para maio: chuva até 200mm
Em Natal, com as chuvas da madrugada de ontem, algumas ruas alagaram, como a Rua Agnaldo Gurgel Junior, no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal

No último final de semana, a Emparn registrou chuvas em 75 dos 177 postos de monitoramento do Estado. Na região Oeste, cidades como Martins registraram até 37,2 milímetros de chuvas. Portalegre e Apodi também registraram chuvas acima de 30 milímetros. Na região do Seridó, as chuvas foram menos intensas, com 26 milímetros em São João do Sabugi, e 12 milímetros em Jardim de Angicos. 

Para o meteorologista Gilmar Bristot, o mês de abril foi capaz de recuperar a queda dos níveis de chuva de março. “Estamos vivendo um movimento de onda. Em fevereiro tivemos um aumento, em março uma redução e, em abril, um aumento que tende a se manter constante para maio”, explica Gilmar.

Resultado de imagem para Gilmar Bristot explica que as chuvas no litoral leste e no agreste devem vir dentro da normalidade
Gilmar Bristot explica que as chuvas no litoral leste e no agreste devem vir dentro da normalidade 

As chuvas para a região do Litoral Leste e Agreste do Estado, que costumam ter início no início de junho, devem vir dentro da normalidade, de acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Apesar de diversos municípios da região já terem registrado chuvas no mês de abril, órgãos do Poder Público já começam a se preparar para a verdadeira temporada chuvosa que, em cidades como Natal e Parnamirim, podem acabar gerando alagamentos e transtornos à população. Na manhã de ontem (30), foram registrados alagamentos na Avenida da Integração e Rua Agnaldo Gurgel Junior, na zona Sul da capital.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semov) está trabalhando desde o último trimestre de 2017 na manutenção das 21 lagoas de captação de Natal a fim de evitar transbordamentos e alagamentos nas ruas. Eles estão retirando a vegetação próxima, fazendo a limpeza no fundo das lagoas e a manutenção das cercas, bombas e outros aspectos hidráulicos e elétricos das lagoas.

Resultado de imagem para Gilmar Bristot explica que as chuvas no litoral leste e no agreste devem vir dentro da normalidade
Na avenida da Integração, motoristas tiveram dificuldades de trafegar em trechos que ficaram completamente alagados 

Áreas consideradas "de risco", que se concentram principalmente na zona Leste da cidade, em localidades como a Comunidade do Jacó e Mãe Luiza, a Defesa Civil também vem intensificando as fiscalizações e atuações a fim de evitar desabamentos de imóveis e deslizamentos que possam causar danos à população. Para o feriado, a previsão da Emparn é de céu parcialmente nublado a claro, com pancadas de chuva em todas as regiões do Estado, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conjuntamente com instabilidades de leste.

O que
75 dos 177 postos de monitoramento do Estado registraram chuvas entre 7h de 27/04 as 7h de 30/04.

Maiores chuvas (em mm):
Sen. Georgino Avelino - 40,5
Natal - 37,8
Extremoz - 37,7
Martins - 37,2
Portalegre - 34,5
Parnamirim - 32
Apodi - 30,3
Caraubas - 28,1
Barauna - 27,4
Sao Joao Do Sabugi -26,0
Monte Alegre - 13
Jardim De Angicos - 12,0
São José Do Seridó - 12,0

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!