sexta-feira, abril 13, 2018

Sete municípios estão em situação de emergência por conta das chuvas no MA

Chuvas deixam desabrigados no município de Tuntum (MA).  (Foto: Divulgação/Paulino Silva)
Chuvas deixam desabrigados no município de Tuntum (MA). (Foto: Divulgação/Paulino Silva)

Por conta do grande volume de chuvas que atinge o Maranhão nos últimos dias, 17 municípios estão em estado de calamidade e sete municípios declararam situação de emergência. As cidades são: Marajá do Sena, Presidente Vargas, Brejo, Pedreiras, Lago dos Rodrigues, São João do Sóter e Trizidela do Vale. No total, 851 famílias foram afetadas nas seguintes cidades:

Marajá do Sena – 114 famílias
Pedreiras – 87 famílias
Trizidela – 98 famílias
Presidente Vargas – 300 famílias
Brejo – 200 famílias
Bacabal – 36 famílias
Imperatriz – 15 famílias
Cantanhede – 1 família
Os 17 municípios afetados pela chuva são: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela do Vale, Nina Rodrigues, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Paulino Neves, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, São Luiz Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede e Esperantinópolis.

O nível dos rios Itapecuru e Mearim, os dois principais rios do estado, chegaram a subir quase cinco metros acima do nível normal. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem chovido acima da média neste mês e a previsão é que ocorram mais chuvas fortes até o fim de abril.

A média histórica de chuvas no mês de abril é de 476 milímetros, e de acordo com a meteorologia, a previsão é que este número seja ultrapassado. A expectativa é que somente a partir dos meses de maio, junho e julho é que tenha uma diminuição no volume de chuvas.


Estragos causados pela chuva no estado

As chuvas causaram estragos no município de Estreito, a 750 km de São Luís. Nesta quinta-feira (12), o cemitério municipal amanheceu debaixo de água. Os túmulos foram praticamente encobertos com água que caiu durante a madrugada na região.

Cemitério municipal de Estreito amanheceu embaixo d'água.  (Foto: Divulgação / TV Mirante)
Cemitério municipal de Estreito amanheceu embaixo d'água. (Foto: Divulgação / TV Mirante)

Na última terça-feira (10), as fortes chuvas que caíram no estado provocaram uma enchente no município de Tuntum, a 365 km de São Luís. Ruas, avenidas e casas ficaram completamente alagadas obrigando centenas de moradores a deixarem o local.

A enchente foi causada pelo transbordamento do Riacho Tuntum que cruza a cidade. Os moradores dos bairros Ana Isabel, Vila Mata, Tuntum de Cima e Residencial Maria Helena estão entre os bairros mais prejudicados com os alagamentos.

Moradores tentam salvar alguns objetos de casas que ficaram alagadas no município de Tuntum (MA). (Foto: Divulgação/Paulino Silva)
Moradores tentam salvar alguns objetos de casas que ficaram alagadas no município de Tuntum (MA). (Foto: Divulgação/Paulino Silva)

O km 300 da BR-135, próximo a Presidente Dutra foi destruído pela chuva, o que comprometeu o trânsito no local. Por conta do alagamento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sinalizou dois desvios para facilitar o tráfego na área. Os motoristas que precisam passar pelo local, devem seguir pelo desvio que começa no município de São Mateus e termina em Caxias, outro desvio também começa em São Mateus e segue até Governador Eugênio de Barros.

BR-135, momentos antes de ser completamente cortada pela água (Foto: Divulgação/PRF-MA)
BR-135, momentos antes de ser completamente cortada pela água (Foto: Divulgação/PRF-MA)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!