terça-feira, abril 10, 2018

Lagoa do Apodi atinge seu maior nível desde 2008

O período invernoso/2018 aqui no município do Apodi já faz à lagoa do município atingiu seu maior nível desde 2008, o último ano que ela sangrou.

Hoje, 09, pela manhã, olhando o nível da água sobre algumas comportas que ficam sobre o córrego do Rio Apodi, que abastece a lagoa e estão fechadas, a água está a cerca de 60 cm de cobri-las.

Esse sistema de comportas foi feito em 1988, no Governador Geraldo Melo, salvo engano no governo do prefeito Simão Nogueira. O objetivo do então governador era aumentar o nível da lagoa com a finalidade de construir um projeto para irrigar a chapada com a água da lagoa sem existir a barragem de Santa Cruz, vejam só vocês. O projeto foi um fiasco, no entanto, as comportas foram úteis no sentido de aumentar e controlar a vazão da Lagoa nos tempos das cheias que fica com capacidade superior a 20 milhões de m3.

Consequentemente, se a agua cobrir as comportas fechadas, todas as demais comportas que estão abertas já poderão ser fechadas que a água passará por cima. A lagoa já terá atingido sua capacidade máxima. A água que supostamente vier a entrar será sobra.  

No período chuvoso de 2018, as chuvas vieram a aumentaram de volume muito tardiamente em nossa região, somente a partir do final de Março desse ano. Vamos torcer que o volume de chuva nos últimos dias que tem caído sobre nossa região continue por mais alguns dias.




Fonte: Toinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!