sábado, abril 28, 2018

Justiça suspende a entrada de novos presos na Nelson Hungria, na Grande BH

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) interditou parcialmente a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (27). A decisão atendeu a um pedido do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciários de Minas Gerais (Sindasp) após seis detentos terem fugido do pavilhão 10 na noite desta quinta-feira (26).

Uma tentativa de fuga foi frustrada na madrugada desta sexta-feira de acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB-MG, Fábio Piló. Na ocorrência, um agente penitenciário foi golpeado com uma pedra e está hospitalizado.

É a segunda vez nesta semana que presos fogem da unidade. Desde dezembro do ano passado, este é o quinto registro de fuga na Nelson Hungria. Trinta e um detentos conseguiram fugir, oito foram recapturados, conforme a Secretaria de Administração Prisional (Seap).

Movimentação na entrada da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, nesta sexta-feira (27) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Movimentação na entrada da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, nesta sexta-feira (27) (Foto: Reprodução/TV Globo)

De acordo com decisão do juiz da Vara de Execuções Criminais de Contagem, Wagner Cavalieri, a penitenciária não pode receber novos detentos até que o número de presos caia para menos de dois mil.

Em dezembro de 2017, a penitenciária abrigava cerca de 2,2 mil presos, se acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, enquanto a capacidade é para 1.640. Já a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) disse que não informa quantos detentos estão no local por questões de segurança.

Assim que o número cair para menos de 2 mil, a penitenciária voltará a receber novos presos, disse o juiz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!