segunda-feira, março 12, 2018

Caixa-preta de avião turco que caiu com noiva e amigas no Irã é recuperada

Autoridades iranianas recuperaram, nesta segunda-feira (12), a caixa-preta do avião particular turco que caiu no domingo (11) em uma região montanhosa no sudoeste do país. A aeronave transportava Mina Basaran, de 28 anos, filha do empresário turco bilionário Huseyin Basaran, e sete amigas dela.

O grupo voltava da despedida de solteira de Mina em Dubai, nos Eimirados Árabes Unidos. Segundo o jornal turco "Hürriyet", o casamento seria em abril.

Quem era Mina Basaran, influenciadora digital e vítima do acidente aéreo
O avião voava de Dubai para Istambul, na Turquia, e pertencia a uma companhia turca da família Basaran. Todos os 8 passageiros e 3 tripulantes a bordo morreram, segundo anunciou o ministério de Transportes da Turquia.

Equipes de resgate carregam corpo de vítima da queda de avião turco no Irã (Foto: Morteza Salehi/Tasnim News Agency via AP)
Equipes de resgate carregam corpo de vítima da queda de avião turco no Irã (Foto: Morteza Salehi/Tasnim News Agency via AP)

Segundo comunicado da Organização de Aviação Civil Iraniana citado pela agência de notícias France Presse, o avião caiu às 18h09 (hora local, 11h39 em Brasília), pouco depois de o piloto reportar "problemas técnicos" e pedir autorização para descida.

De acordo com autoridades dos Emirados Árabes Unidos, a aeronave não precisou de nenhum procedimento de manutenção enquanto estava em solo, no aeroporto de Sharjah.

As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas uma testemunha disse à TV estatal que viu a aeronave em chamas antes da queda.

A recuperação da caixa-preta deve ajudar os investigadores a entender o que aconteceu. O equipamento registra os diálogos dentro da cabine de comando, as comunicações entre a aeronave e a torre de controle, assim como outros dados de voo.

Destroços do avião privado turco que caiu no Irã (Foto: Alireza Motamedi/Tasnim News Agency via AP)
Destroços do avião privado turco que caiu no Irã (Foto: Alireza Motamedi/Tasnim News Agency via AP)

Autoridades recuperaram os corpos de todas as vítimas na região da queda do avião, as montanhas de Zagros, perto de Shahr-e Kord, a 370 quilômetros de Teerã.

As fortes chuvas e o difícil acesso à região impediram que helicópteros de resgate chegassem ao local no domingo.

As famílias das vítimas chegaram nesta segunda a Shahr-e Kord junto com diplomatas turcos, segundo a agência estatal IRNA.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!