sábado, fevereiro 03, 2018

Mortes por febre amarela no estado de SP sobem para 61

Febre amarela é transmitida no Brasil principalmente por mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogus e Sabethes (Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz)
O número de mortes por febre amarela silvestre no estado de São Paulo subiu para 61 desde janeiro do ano passado, segundo novo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (2). Ao todo, foram 163 casos confirmados de contágio da doença.

Os números representam o total de casos e óbitos desde janeiro de 2017. Nenhum deles foi de febre amarela urbana.

Em uma semana, quando foi divulgado o último balanço, o número de casos fatais cresceu 17,3%. Em 26 de janeiro eram 52 óbitos.

Entre os municípios mais afetados pela doença estão Mairiporã, com 96 casos e 28 mortes. Atibaia vem em seguida, com 23 registros da doença e 12 óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, quando começou a campanha de imunização com doses fracionadas, foram vacinadas 1,64 milhão de paulistas. A Secretaria da Saúde quer imunizar 9,2 milhões de moradores no estado até 27 de fevereiro, quando termina a campanha.

'Dia D'
Este sábado (3) será considerado o "dia D" da vacinação contra a febre amarela em 54 cidades da Grande São Paulo, do Vale do Paraíba e da Baixada Santista. Veja a lista de cidades que participam do "dia D".

Até o dia 17 de fevereiro, o governo do estado pretende imunizar 9,2 milhões de pessoas. Para se vacinar as pessoas precisam de documento de identidade e carteiras do SUS e de vacinação.

A campanha será feita com a dose fracionada da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina fracionada tem eficácia de oito anos, e quem já tomou uma dose não precisará se vacinar novamente.

Também serão disponibilizadas doses convencionais para crianças com idade entre nove meses e dois anos, pessoas que viajarão para países que exigem imunização, grávidas que moram em área de risco, transplantados e portadores de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose padrão tem validade para a vida toda.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!