segunda-feira, janeiro 22, 2018

Governo investe mais de R$ 14 mi em equipamentos para bases da Emparn


Com a presença do governador Robson Faria foi realizada na sexta-feira (19), na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a solenidade de entrega de máquinas e equipamentos do Programa Governo Cidadão (Banco Mundial), do Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte. O arrojado investimento, superior aos R$ 14,6 milhões, tem como foco cerca de 2.500 produtores cadastrados no Programa Leite Potiguar, em parceria com a Emater RN.

Estiveram na solenidade o secretário da Agricultura e Pecuária, Guilherme Saldanha, o coordenador do Governo Cidadão e secretário da Sethas, Wagner Araújo e a secretária de Relações Institucionais, Estela Dantas, os diretores da Emater e do Idiarn e presidentes de entidades como José Álvares Vieira, da Faern, da Anorc, Marcelo Passos, da Ancoc, Alexandre Confessor, entre outros convidados.

Para o presidente da EMPARN, Alexandre Wanderley, “a entrega dos equipamentos faz parte do processo de transferência de tecnologia aos pequenos produtores, para o melhoramento genético da pecuária leiteira bovina e caprina”. Destacou que esse programa objetiva dar condições ao pequeno produtor para a convivência no semiárido, abrangendo também a produção de ração para alimentar os animais. Os equipamentos estarão sediados nas bases experimentais da EMPARN de Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino e Pedro Avelino e, também circularão por outras estações da Empresa de pesquisa, de acordo com as necessidades.

A entrega dos equipamentos é um marco no desenvolvimento da produção leiteira do estado, em especial nas regiões mais castigadas pela estiagem, segundo o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha. ”A partir de agora os pequenos produtores terão condições de manter seus rebanhos e melhorarem suas produções”, enfatiza Saldanha.

Crescimento

O Projeto de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Bovina e Caprina do Rio Grande do Norte tem por objetivo o desenvolvimento do setor pecuário leiteiro do estado, por meio de ações como a oferta de volumoso: disponibilização de feno a preço subsidiado, distribuição de sementes de palma forrageira e produção de silagem. A melhoria da qualidade do leite é prioridade no projeto, uma vez que serão distribuídos tanques de resfriamento coletivo, com vistas à adequação a IN 62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A ação também contempla o melhoramento genético do rebanho bovino, a partir da estruturação do primeiro centro de treinamento para formação de inseminadores, distribuição de kits de inseminação artificial para bovinos. Prevê melhoramento genético do rebanho caprino, por meio de um programa de inseminação de cabras leiteiras, distribuição de reprodutores e formação de inseminadores de cabra.

Fonte: Portal no AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!