quinta-feira, novembro 16, 2017

Itália demite Gian Piero Ventura, e Ancelotti é favorito a assumir Azzurra

Após reunião de duas horas na sede da Federação Italiana de Futebol, em Roma, o presidente da entidade, Carlo Tavecchio, anunciou a demissão do técnico Gian Piero Ventura. O nome do treinador substituto não foi divulgado, mas a imprensa do país cita Carlo Ancelotti como nome provável. O ex-treinador do Bayern de Munique teria sido procurado pela federação, mas não deu resposta.
A mídia italiana cogitou a renúncia de Tavecchio, mas isso não ocorreu. Após o empate por 0 a 0 com a Suécia e a ausência na Copa do Mundo da Rússia, a pressão para que haja uma mudança completa na estrutura do futebol do pais se intensificou. No entanto, o dirigente máximo da federação não deixou o cargo. Presente na reunião desta quarta, o ex-jogador da Roma e da seleção italiana e atual presidente da Associação de Jogadores do país, Damiano Tommasi, criticou o rumo das decisões da federação local. Ele esperava por uma renovação completa.

Após fracasso nas eliminatórias, Gian Piero Ventura deixou o comando da Itália (Foto: Max Rossi/Reuters)
Após fracasso nas eliminatórias, Gian Piero Ventura deixou o comando da Itália (Foto: Max Rossi/Reuters)

– O futuro de (Carlo) Tavecchio? Não renuncia. Queria que tudo começasse do zero. É a única coisa que me interessava. O presidente disse que não sairá, enquanto os outros não tomaram uma posição. Creio que seja difícil concordar com essas premissas. Devemos passar por eleições, estamos discutindo a poucas horas da partida. Creio que todos do conselho federal deveriam sair, é uma decisão minimamente responsável. O futebol italiano precisa de algo diferente – declarou Tommasi, em entrevista aos jornalistas presentes na reunião.
Antes da reunião, o nome de Carlo Ancelotti era citado pela imprensa italiana como o favorito a assumir o comando da Azzurra. O jornal “Gazzetta dello Sport” estampou em sua capa desta quarta-feira que ele já teria sido procurado pela federação do país, se interessado pela proposta, mas imposto uma condição: que fosse permitida uma ampla renovação na equipe e na estrutura da entidade. Entretanto, o vice-presidente da federação italiana e senador do país, Cosimo Sibilia, negou que tenham entrado em contato com o ex-treinador do Milan.

– Ancelotti o próximo técnico? Absolutamente, não se falou nisso. Seria a solução mais fácil se fosse possível, mas não devemos ser obrigatoriamente ligados ao grande nome. Temos grande respeito por Carlo, mas neste momento não podemos estar ligados a essa escolha. Precisamos pensar bem e aprofundar cada discurso – declarou Sibilia.

Claudio Ranieri, Roberto Mancini e Antonio Conte são outros nomes citados pelos jornais italianos como possíveis treinadores cogitados para o cargo. Carlo Ancelotti, de 58 anos, está sem clube desde que foi demitido do Bayern de Munique, no fim de setembro. Ele é um dos treinadores italianos em atividade com mais títulos: tem quatro campeonatos nacionais por Milan, Chelsea, PSG e Bayern, e três Ligas dos Campeões – duas pelo Milan, e uma pelo Real Madrid.
Ex-treinador do Torino, Bari, Napoli, Hellas Verona e outras pequenas equipes da Itália, Gian Piero Ventura, de 69 anos, assumiu a Itália após a Eurocopa do ano passado. Sob seu comando, a Azzurra realizou 16 partidas: venceu nove, empatou quatro e perdeu três. Na repescagem das eliminatórias europeias, perdeu por 1 a 0 para a Suécia e empatou por 0 a 0 no jogo de volta, resultados que deixaram a equipe fora da Copa do Mundo apenas pela terceira vez na história.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!