segunda-feira, novembro 13, 2017

Americano é preso ao tentar entrar na Coreia do Norte

Soldados sul-coreanos e americanos na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias. Ao fundo, militares do norte (Foto: AFP)Um cidadão dos Estados Unidos foi preso na segunda-feira (13) ao tentar entrar na Coreia do Norte. Segundo autoridades sul-coreanas, ele cruzou a Linha de Controle Civil sem permissão.
O homem, identificado apenas como A., tem 58 anos, é do estado de Louisiana e entrou na Coreia do Sul há três dias. A agência sul-coreana Yoanhap diz que ele tinha “motivações políticas” para violar a linha e tentar entrar no Norte.
Ele foi capturado às 9h55, quando ultrapassava a fronteira no condado de Yeoncheon, a 62 km de Seul. Soldados o localizaram depois que ele foi visto e denunciado pelo morador de uma vila próxima.
A Linha de Controle Civil foi criada em 1954 e fica logo abaixo da Zona Desmilitarizada que divide as duas Coreias.
A polícia, o Exército e o Serviço de Inteligência da Coreia do Sul estão realizando uma investigação conjunta sobre o caso. As autoridades ainda não informaram o que irá acontecer com o americano detido.
Proibição
Em julho deste ano, os EUA anunciaram que iriam proibir seus cidadãos de viajar à Coreia do Norte a partir de agosto. A medida foi adotada após a morte de Otto Warmbier, um estudante que viajou como turista ao país asiático e acabou em coma após ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um cartaz de propaganda.
Na ocasião, o Departamento de Estado americano informou que pessoas que desejassem viajar à Coreia do Norte para "determinados fins humanitários e de outro tipo" poderiam solicitar um passaporte de validação especial.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!