terça-feira, junho 27, 2017

Tribunal de Haia considera Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica


O Tribunal de Apelação de Haia considerou nesta terça-feira (27) a Holanda parcialmente responsável pelo massacre de Srebrenica, na Bósnia. Em julho 1995, cerca de 300 crianças e homens muçulmanos foram mortos após serem expulsos da base holandesa da vila de Potocari.
Para a Justiça, as forças de paz holandesas deveriam ter protegido as vítimas, pois poderiam deduzir que as pessoas que procuraram refúgio na base seriam assassinados pelas tropas sérvias da Bósnia se fossem forçados a sair- como aconteceu, segundo a Reuters. A decisão confirma assim uma decisão da juíza Larissa Elwin, de 2014.
Genocídio
A área de Srebrenica estava sob proteção da Organização das Nações Unidas (ONU) quando as forças sérvias da Bósnia assumiram o controle em julho de 1995.
Cerca de 8 mil homens e adolescentes muçulmanos foram executados pelas forças sérvias bósnias, no maior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Esse foi o único episódio de guerra intercomunitária (1992-1995) considerado como um ato de genocídio pela justiça internacional.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!