terça-feira, maio 09, 2017

Mapa da crise: RJ tem quase 20 municípios com salários de servidores atrasados

Mapa interativo do G1 mostra a situação dos salários dos municípios do Rio; clique no link abaixo para navegar (Foto: Reprodução/G1)

Os servidores públicos das cidades do Rio de Janeiro enfrentam dificuldades por causa da situação financeira dos municípios. Os salários estão atrasados em grande parte das cidades e, desde meados de 2016, a vida de muitos servidores teve que mudar.
A estabilidade e a segurança do serviço público deram lugar a incertezas e as pessoas, que começaram a ter o salário atrasado, tiveram que mudar os hábitos para se adaptarem a uma nova realidade financeira. Por conta disso, o Bom Dia Rio fez um levantamento da situação financeira das 92 cidades do estado.
Em pelo menos 18 municípios do estado, os salários estão atrasados ou ainda não têm data de pagamento ou estão sendo parcelados. Em nove cidades, servidores ainda não receberam o 13º salário de 2016. Além dos funcionários públicos, há atrasos nos pagamentos de autônomos e terceirizados em dez prefeituras.
Na capital, a prefeitura reconhece atrasos nos repasses para pagamentos de funcionários de organizações sociais.
Veja casos de outros municípios abaixo:
Duque de Caxias
Os atrasos nos pagamentos dos salários afetam principalmente os servidores das prefeituras da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, a terceira cidade mais populosa do Estado do RJ, os servidores ativos e os aposentados ainda não receberam os salários de dezembro de 2016.
“Muitas vezes eu não tenho dinheiro para o meu filho pagar a passagem, meu filho tem que ir a Caxias a pé, porque eu não tenho R$ 4 para ir ou para voltar. Muitos estão piores do que eu, porque eu ainda estou em pé. Aos 70 anos, ainda estou em pé”, afirmou a servidora Elza Mendonça.
Nova Iguaçu
A situação de Nova Iguaçu é semelhante. Ativos e inativos ainda não receberam a segunda parcela de novembro e nem o salário de dezembro de 2016. A prefeitura montou um calendário e prometeu regularizar a situação até julho.
Belford Roxo
Em Belford Roxo, os servidores estão com um misto de indignação e decepção. A cidade reconheceu que falta pagar os salários dos meses de novembro, dezembro e o 13º da maior parte dos servidores. Além disso, os aposentados tiveram esses salários divididos em oito parcelas, mas até a publicação desta reportagem só tinham recebido duas.
Os servidores reclamam também que a prefeitura não emite os contracheques e que, por isso, eles não sabem o que está sendo descontado dos vencimentos que estão sendo pagos.
“Cartão de crédito sem pagar, carros sem pagar, pegando dinheiro emprestado para não perder bens desse período. São 17 anos de prefeitura que estão indo por água abaixo. Aluguel atrasado, escola atrasada do meu filho”, desabafou um servidor público da cidade.
São João de Meriti
Dos 92 municípios do estado, São João de Meriti é o que está devendo mais salários aos aposentados e pensionistas. Os servidores inativos do município ainda não receberam os pagamentos de agosto, setembro, outubro e novembro de 2016.
A prefeitura está tentando um acordo para parcelar o que deve aos servidores, mas os aposentados não aceitam a situação e dizem que precisam do dinheiro todo.
“Esses quatro estão querendo fazer negociação para pagar em 10 parcelas. Não vai adiantar nada pra gente, basicamente nada. Inclusive eu tenho dois empréstimos na Caixa que são consignados. São descontados da minha folha, mas não são repassados para Caixa”, disse a servidora Sonia Marinete Ferreira Ramos
São Fidelis
Em São Fidélis, no Norte Fluminense, a prefeitura garante que os salários estão em dia. Porém, os funcionários do hospital municipal negaram e resolveram parar de trabalhar. Na unidade, apenas os casos de urgência são atendidos.
Cabo Frio
Na Região dos Lagos, a situação mais grave é na cidade de Cabo Frio. Os servidores ainda não receberam os pagamentos de novembro, dezembro e o 13º salários.
Valença
No Sul Fluminense, em Valença, os pagamentos de novembro e dezembro estão sendo pagos em quatro parcelas.
Cordeiro e Teresópolis
Já na Região Serrana, a prefeitura de Cordeiro ainda não pagou dezembro e nem o 13º salário. Em Teresópolis, o problema são os salários de março e abril.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!