quinta-feira, maio 04, 2017

Grêmio sai na frente, mas leva virada do Iquique no Chile e adia vaga na Libertadores


O Grêmio rumo à desértica Calama, no Chile, em busca de um valioso ponto para carimbar a vaga antecipada às oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira, diante do Deportes Iquique, no Zorros del Desierto. E o início soou mais do que promissor: Barrios abriu o placar ainda na primeira etapa... E parou por aí. Entre erros crassos da arbitragem – em um pênalti e em uma falta na entrada da área – os chilenos arrancaram uma virada por 2 a 1 que não apenas adia a classificação do Tricolor, com sua primeira derrota, já na 5ª rodada, como embola, e muito, o Grupo 8 da competição continental. De quebra, Ramiro ainda foi expulso no final da partida.

COMO FICA A TABELA
A derrota, verdade seja dita, não deve ter grandes reflexos na classificação gremista. O Grêmio mantém a liderança do Grupo 8, com 10 pontos e dificilmente irá perder a ponta ao término da rodada. Nesta quinta-feira, o Guaraní-PAR, com sete pontos, precisa vencer o Zamora em casa e livrar uma diferença de cinco gols no saldo. O Deportes Iquique, por sua vez, dorme como segundo colocado, com nove pontos.

Para se classificar, o Tricolor depende apenas de um empate contra o Zamora na última rodada. O Tricolor, aliás, pode até avançar às oitavas mesmo com uma derrota, na combinação de resultados e se o Guaraní-PAR não vencer o Zamora.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Grêmio depara agora com 10 dias sem compromissos, até encarar o Botafogo, na estreia do Brasileirão no próximo dia 14, às 19h, na Arena. Pela Libertadores, o Tricolor volta a campo no dia 25, quando recebe o Zamora, às 21h45, na Arena, para carimbar a vaga como líder da chave. O Deportes Iquique vai ao Paraguai enfrentar o Guaraní-PAR no mesmo dia.

PRIMEIRO TEMPO
Libertadores costuma ser sinônimo de emoção e muita pegada, certo? Não no caso da primeira etapa entre Deportes Iquique e Grêmio, de raros lances de perigo na desértica Calama. Fora de casa, o Tricolor iniciou o jogo com mais posse de bola, mas sem intensidde suficiente para ser superior ao rival – aliás, nenhum dos dois times conseguiu dominar os 45 minutos iniciais. Ainda assim, os gremistas abriram o placar com o faro matador de Barrios. O centroavante aproveitou desvio de Kannemann após escanteio e apareceu na pequena área, seu habitat natural, para empurra para as redes, aos 19.

A resposta do Iquique não tardou. Aos 21, Dávila arriscou de longe. Marcelo Grohe espalmou para a frente. No rebote, Ramiro tentou afastar, mas acertou a cabeça do lateral rival, ao menos na visão do árbitro, que assinalou pênalti. Na cobrança, Bielkiewecz deslocou Grohe e igualou o placar. A partir daí, as duas equipes alternaram mais e menos posse de bola, mas sem levar perigo.


SEGUNDO TEMPO
O Deportes Iquique não tardou a buscar a virada, logo a 3 minutos. E novamente em uma decisão controversa do árbitro, que deu falta de Pedro Rocha em frente à área. Torres, que nada teve a ver com o lance, cobrou com categoria de sobra e mandou no ângulo, sem chances para Marcelo Grohe. O tento desestabilizou o Tricolor, que custou a se encontrar em campo para levar perigo em busca do empate.

De fato, o Tricolor só conseguiu levar perigo a partir das mudanças na equipe, com os ingressos de Fernandinho e Arthur, nas vagas de Jailson e Pedro Rocha. Luan desperdiçou boa chance, ao emendar de primeira após passe de Geromel na entrada da área. Depois, Barrios recebeu dentro da área e mandou de sem-pulo, mas sem força. Nas mãos de Cortéz. Não bastasse, Ramiro foi expulso após acertar Rafael Caroca no peito, já nos minutos finais de partida, que se transformaram em momentos de muito sofrimento ao Tricolor. Ramos foi lançado duas vezes dentro da área e desperdiçou a chance de ampliar.

FAZEDOR DE GOLS DEIXA SUA MARCA
A tão aguardada vaga  com uma rodada de antecedência foi postergada. Mas o Grêmio leva um alento do revés desta quarta-feira, em Calama. Ao abrir o placar,  Lucas Barrios balançou as redes pelo terceiro jogo seguido – são cinco, em três partidas –  e se consolida como "fazedor de gols". Vale lembrar: o Zorros del Desierto, hoje remodelado, desperta boas lembranças ao gringo, que marcou 18 gols no estádio pelo Cobreloa, na temporada 2006/2007

PÊNALTI?
Os gremistas têm motivos de sobra para reclamar da arbitragem de Germán Delfino nesta quinta-feira. A começar pelo pênalti cometido por Ramiro em Dávila, no primeiro tempo. Após uma bomba do lateral rival do meio da rua, espalmada por Grohe, o volante tricolor apareceu dentro da área e ergueu o pé esquerdo para afastar. O chileno surgiu de cabeça e caiu no gramado após a dividida, em que Ramiro não o acerta, pelo que a imagem indica. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Bielkiewecz.

MAIS BRONCA COM O ÁRBITRO
Não bastasse o pênalti no mínimo duvidoso, os gremistas ainda têm ao menos uma ressalva a mais a fazer com a arbitragem, no lance que originou o gol da vitória, no segundo tempo. Aos 3, o árbitro assinalou falta de Pedro Rocha na entrada da área e ainda aplicou cartão amarelo ao camisa 9. Mas a imagem mostra que o gremista sequer tocou o rival, que já projetava o corpo para cavar a falta. Na cobrança, Torres mandou no ângulo de Grohe.

Não parou por aí. Amarelado no lance do pênalti, Ramiro acabou expulso ao final da partida, após acertar Caroca numa dividida forte no meio-campo.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!