quinta-feira, outubro 20, 2016

RN tem hoje apenas 16% da reserva total de água

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Enquanto o período de chuvas para 2017 não se confirma, o Instituto de Gestão das Águas do RN – Igarn segue com rotina permanente de monitoramento dos 47
reservatórios com mais  de 5 milhões de metros cúbicos espalhados pelo Estado. Conforme relatório atualizado do Igarn, oito desses reservatórios estão completamente    secos; 22 já atingiram o volume morto (água situada abaixo das comportas dos reservatórios) e um outro deve entrar nessa lista até dezembro: o Zangalheras, em Jardim do Seridó.

“A capacidade total desses 47 reservatórios juntos chega a 4,4 bilhões de metros cúbicos, e o nível atual está entre 16% e 17% desse volume – o que equivale a 700 milhões de m³”, contabilizou Josivan Cardoso Moreno, diretor presidente do Igarn. A estimativa é que mais nove reservatórios atinjam o volume morto em 2017: os dois primeiros a baixarem o nível serão o Mendubim, em Assu; e o Caldeirão de Parelhas.

Ele explicou que o trabalho constante do órgão no sentido de monitorar, avaliar e discutir a questão com os usuários (leia-se Caern, setor produtivo do agronegócio, sistemas autônomos municipais e comitês de bacias hidrográficas) permitiu um uso mais racional da água: “Nesses últimos cinco anos de seca,  estávamos usando em média de 800 milhões a 1 bilhão de m³ de água por ano. A partir de 2015, com o sistema de gestão proposto pelo Igarn, esse consumo caiu para 300 milhões de m³ por ano”.

Josivan informou que o consumo caiu de 633 milhões de m³ em 2014 para 270 milhões de m3 em 2015. “A partir de um processo de controle tivemos condições de manter o sistema de abastecimento funcionando”. O diretor geral do Igarn destacou ainda quais os três reservatórios com maior volume de água: o Santa Cruz do Apodi, que está com 21,84% (ou 131 milhões de m3) de sua capacidade total, volume que garante abastecimento até 2018.

O Umari, em Upanema, está com reserva de 36 milhões de m³ (ou 12,4% da capacidade total), que segura o abastecimento até o segundo semestre de 2017; e o Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, o maior do RN com capacidade total para 2,4 bilhões de m³, que está com 427 milhões de m³ (17,79%). “O volume morto do Armando Ribeiro deve ser atingido, caso as chuvas não se confirmem, já no primeiro semestre do próximo ano”, avisou Josivan Cardoso.

Abastecimento
A Caern informou as cidades que estão com colapso no abastecimento de água:
14 Alto Oeste
6 Oeste
1 Seridó

Almino Afonso
Antônio Martins
Campo Grande
Cruzeta
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Janduís
João Dias
Luiz Gomes
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Paraná
Paraú
Patu
Pilões
Rafael Fernandes
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Tenente Ananias
Triunfo Potiguar

Cidades que estão com rodízio no abastecimento: 71, sendo 20 no Alto Oeste, 13 no Agreste, 12 na região Central, 7 no Oeste e 20 no Seridó

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!