terça-feira, julho 19, 2016

COI adia definição e estuda opções legais para suspender Rússia da Rio-2016

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Comitê Olímpico Internacional (COI) adiou sua decisão sobre a participação da Rússia na Olimpíada. Os russos são alvos de
uma série de acusações de doping envolvendo seus esportistas. O COI pretendia informar nesta terça-feira se baniria a Rússia dos Jogos ou se aplicaria uma multa. A entidade que regula o esporte olímpico analisa brechas jurídicas para viabilizar o afastamento dos russos.

Países como Estados Unidos e Canadá pressionam o COI para retirar a Rússia da Rio-2016. O relatório apresentado pela Wada (Agência Mundial Antidoping) na segunda-feira mostrando um esquema estatal para burlar o sistema de controle de dopagem reforçou o pedido de países contrários à presença dos russos nos Jogos.

A Wada apresentou relatório que apontou fraude da Rússia nos exames dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014. De acordo com o documento, os russos teriam falsificado exames antidoping durante os Jogos de inverno.

O atletismo da Rússia já estava banido da Olimpíada desde o início do ano pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) depois de comprovado envolvimento de atletas com substâncias dopantes, tendo a conivência de autoridades russas e da Federação Russa de Atletismo. Na quinta-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) analisará recurso da entidade e definir sobre a participação de atletas de maneira independente.

"Com respeito à participação de atletas russos na Olimpíada do Rio-2016, o COI avaliará cuidadosamente o informe da Wada. A partir daí vai explorar as opções legais com respeito ao banimento coletivo de todos os atletas russos da Olimpíada de 2016 ou o direito à justiça individual. A este respeito, o COI terá de levar em consideração a decisão do CAS em 21 de julho com respeito às normas da IAAF, como também o Código Mundial Antidoping e a Carta Olímpica", disse o COI por meio de nota oficial. 

Associação das Federações Internacionais de esportes olímpicos se mostrou contra o banimento da Rússia. A entidade alegou que não se poderia generalizar as acusações de doping, acrescentando que deveria ser respeitada a opinião de cada federação sobre o assunto.

Ministro do esporte russo está banido da Olimpíada
Apesar de adiar a decisão sobre a participação russa na Olimpíada do Rio, o COI já anunciou uma série de medidas. Entre elas está o banimento dos Jogos de qualquer pessoa ligada ao Ministério do Esporte da Rússia.

"O COI não dará qualquer credencial para os Jogos Olímpicos do Rio para qualquer oficial do Ministério do Esporte da Rússia ou de qualquer pessoa implicada no informe da Wada", diz trecho da nota da entidade.

O COI informou também que não organizará nem reconhecerá qualquer evento esportivo ou encontro na Rússia. Isso inclui planos para os Jogos Europeus de 2019.

Atletas russos serão investigados pelo COI
O COI começará a reanalisar amostras de sangue e urina e investigará todos os atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, assim como treinadores, oficiais e membros da delegação.

Por causa das referências detalhadas à manipulação de amostras durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, o COI pedirá que todas as federações internacionais de esportes de inverno suspendam os preparativos para grandes eventos na Rússia, como Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!