terça-feira, julho 19, 2016

Cemitério de animais de estimação realiza primeira cremação no RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Quando a cachorrinha Duquesa faleceu, o seu dono Shellon Santos foi surpreendido com a situação e ficou sem saber como agir. “Fiquei
completamente desolado, mas eu simplesmente não poderia enterrá-la no quintal ou deixá-la numa clínica para que alguém resolvesse o que iria fazer com o corpinho dela”. A primeira atitude da família foi buscar na internet uma solução que pudesse garantir uma despedida digna para o animalzinho, pois até então ninguém havia pensado em como resolver essa situação delicada quando o momento chegasse.

Duquesa foi o primeiro animal de estimação a ser cremado no Vila Pet, o primeiro crematório para animais em funcionamento no Rio Grande do Norte, localizado no cemitério Parque da Passagem, na zona Norte de Natal. “Minha esposa ligou e foi muito bem atendida, pois neste momento de dor o que mais precisamos é de uma boa assessoria”, relatou Shellon.

A estrutura oferece além do serviço de cremação, uma sala de velório especial para a realização de cerimônias. “Encontramos um ambiente aconchegante, de muito bom gosto. Duquesa foi tratada com tanto respeito pela equipe que, naquele instante, pude sentir paz por ter feito a coisa certa, por ter escolhido um lugar adequado. Ficamos sabendo que eles têm um carro exclusivo para remoção do bichinho, mas como Duquesa vivia colada comigo, optei por dirigir para ela pela última vez”, revelou.

O Vila Pet entrou em funcionamento há pouco mais de um mês e foi desenvolvido com base em pesquisas que constataram a grande dificuldade que as pessoas possuem hoje em dia de resolver trâmites quando seu animal de estimação morre. O Grupo Vila observou essa necessidade e tem como missão não diferenciar as relações, oferecendo a mesma assistência e respeito encontrados nos serviços já oferecidos pelo grupo há mais de 65 anos, desde o atendimento até o velório e cremação.

Cremações

Dados coletados em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o número de animais domésticos tem aumentado, inclusive, superando o registro de crianças. Em 2013, os números apresentaram 52 milhões de cães nos lares brasileiros, enquanto existem 48 milhões de crianças, o que comprova o crescente protagonismo do animal de estimação no seio das famílias.

A cremação tem crescido significativamente nos últimos dez anos, no Brasil e no mundo. Até meados dos anos 1990, o país contava com um único crematório — o Crematório da Vila Alpina, em São Paulo (SP). No final de 2013, já se contabilizavam 32 em todas as regiões. Mesmo com esse crescimento, ainda é pequeno o número de brasileiros que optam pela cremação em lugar do sepultamento: apenas 1,5%. Número muito baixo, principalmente se compararmos os dados nacionais a países como Japão (99%) ou Estados Unidos (37%).

Velório de animais

Porém, ao contrário do que ainda acontece hoje no Brasil com a cremação de humanos, a cremação de cães e gatos tem sido a opção mais adotada entre os proprietários que perderam seus animaizinhos. Segundo o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), ainda não há dados exatos sobre o setor voltado para os bichos. Um exemplo do tamanho deste mercado é o Pet Memorial, crematório de animais localizado em São Bernardo do Campo (SP). Primeiro crematório pet do Brasil, começou sua atuação em 2000 realizando uma média de 30 cremações mês. Hoje, o crematório já realiza 500.

Da mesma forma como aconteceu com a cremação de corpos humanos, a cremação de animais vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente nas grandes cidades do Sul e Sudeste do país. Porém, no Nordeste, esse assunto ainda é bastante recente: há crematórios pet em Salvador (BA), Aracaju (SE) e no Recife (PE). No Rio Grande do Norte, o Vila Pet é o primeiro empreendimento do tipo.

O complexo do crematório Vila Pet conta com uma sala de velório especial para, caso a família deseje, realizar uma cerimônia de despedida. Há ainda urnas especiais para este segmento. O forno apresenta com tecnologia de ponta e totalmente brasileira, possui sistema inteligente de baixo consumo de gás, monitoramento contínuo dos gases e software exclusivo de gerenciamento da cremação, que garantem a excelência no desempenho. O forno atinge até 1.200°C e a cremação dura de 20 a 120 minutos dependendo da carga. A família recebe as cinzas em até 10 dias.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!