quinta-feira, março 03, 2016

Homem transforma ônibus em 'casa' para visitar família em Mossoró (RN)

Adaptações estão sendo feitas pelo próprio aposentado, que tem 12 cursos profissionalizantes  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Raimundo Henrique de Araújo, de 67 anos, é um aposentado motivado por um único sonho: criar um motorhome para sair de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, com destino a Mossoró (RN) para
encontrar a família que ele não vê há cinco anos.
E a engenhoca, que começou a ser adpatada há mais ou menos cinco meses, já está bem equipada. Dentro do veículo já tem duas placas de captação solar, banheiro ecológico, caixa d'água de 900 litros, cama, televisão, fogão, ar-condicionado e cozinha. E tudo planejado e desenvolvido pelo próprio aposentado, que tem 12 cursos profissionalizantes na área de encanação, mecânica, eletricista e tratorista.
Com parte da casa do motorhome pronta, Araújo pretende iniciar a viagem em junho para que no final do ano esteja em Mossoró com a família. No Acre desde da década de 70, ele conta que há muito tempo, em 1990, fez a mesma viagem levando um carro de um empresário. Mas, agora, o sonho tem outro objetivo: conhecer a cultura e culinária de cada estado que passar. 

Adaptações estão sendo feitas pelo próprio aposentado, que tem 12 cursos profissionalizantes  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Adaptações estão sendo feitas pelo próprio aposentado, que tem 12 cursos profissionalizantes (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

“A coisa que tenho mais vontade é retornar ao Nordeste dentro de um carro meu para poder percorrer aquela região. Quero viajar com calma, conhecendo as cidades. Já estou aposentado e minha esposa será minha companheira de viagem. De Cuiabá (MT), irei até Corumbá (MS) visitar um irmão e convidá-lo a ir comigo. Para isso, estou montando um beliche dentro do ônibus”, conta.
Quanta energia Araújo tem. Ele explica animado cada alteração que fez no ônibus, que comprou pelo valor de R$ 32 mil, após receber um dinheiro atrasado. E não se preocupa com o valor das adaptações..
"Não tenho ainda noção de quanto vou gastar. Estou pegando algumas notas para apresentar ao Detran por conta das mudanças que estou fazendo. Mas muito material estou trocando por serviços que realizo e não tem como avaliar o preço. A placa solar eu já tinha, só comprei uma peça para adequar ao carro", enfatiza.

Raimundo Henrique de Araújo, de 67 anos, quer ir até Mossoró com casa adaptada em ônibus  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Raimundo Henrique de Araújo, de 67 anos, quer ir até Mossoró com casa adaptada em ônibus (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

'Vamos conhecer muitos lugares', diz esposa
A viagem será a dois. O idoso diz ter 21 filhos, mas apenas dois com a sua atual mulher, Luzia Marim, de 39 anos. Um deles já morreu e a outra está casada. Para ela, esse é o momento de conhecer estados novos e de relaxar.
“Minha expectativa é de que faremos uma boa viagem. Já fui com ele de avião, mas desta vez será diferente, pois vamos conhecendo os lugares por onde passarmos”, completa.
E pressa é uma coisa que Araújo não tem. De acordo com ele, não há ainda uma rota definida de quantas cidades deve conhecer, mas uma coisa é certa: cada uma será apreciada lentamente, sem correria.
"Minha casa será dentro desse carro, aqui tenho tudo o que vou precisar. Quando estiver viajando, não terei pressa. Vou parar nas comunidades rurais e comer comidas típicas de cada região", garante.
E enquanto o dia da grande viagem não chega, o casal faz alguns testes e simula como seria percorrer as rodovias brasileiras contando apenas com a casa sobre as duas rodas.
Nos fins de semana, eles pegam o motorhome e se instalam em alguma comunidade rural.
“Atualmente já resido dentro do carro. Nos finais de semana, pego minha mulher e vou para alguma comunidade rural para ir me acostumando à rotina de viajante. Tenho vivido muitas coisas boas e respirando ar puro”, finaliza.

Aposentado usou duas placas de captação solar para garantir energia dentro do ônibus  (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)Aposentado usou duas placas de captação solar para garantir energia dentro do ônibus (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!