terça-feira, janeiro 12, 2016

Quase 50 cidades do RN tem primeira parcela do FPM zerada

Cai arrecadação do FPM (Foto: Divulgação)A primeira parcela do fundo de participação dos municípios veio zerada para 47 cidades do Rio Grande do Norte, agravando a situação financeira, principalmente,
das cidades de pequeno porte. A lista de municípios não foi revelada. A assessoria de imprensa da Femurn não atendeu às chamadas da reportagem para esclarecer a questão.

De acordo com a Federação dos Municípios do RN, a realidade de quase 100% das cidades potiguares está afetada pela insuficiência de repasses do FPM. Além disso, quem recebeu a primeira das três parcelas deste mês registrou redução de 13% nos valores previstos. A Femurn não divulgou quando foi injetado nos cofres dos municípios.

Mas, diante desse quadro, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), vai intensificar as ações municipalistas, e a primeira delas será realizada nesta quarta-feira, 13, às 10h, no Auditório Agnelo Alves, na sede da FEMURN.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o primeiro decêndio de janeiro de 2015, a transferência do Fundo teve redução expressiva em termos brutos e reais de 12,98%. Isso, porque, o primeiro FPM do ano passado somou quase R$ 3 bilhões.

No entanto, segundo esclarecimentos dos economistas da entidade, ao considerar o valor nominal e ignorar as consequências da inflação no poder de compra, o repasse apresenta retração de 5,77%.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!