sábado, janeiro 30, 2016

Material para teste do zika vírus fica preso em aeroporto dos EUA

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Pesquisadores da USP tentam descobrir os efeitos do zika vírus, mas uma parte do trabalho pode ter se perdido. A caixa de
reagentes químicos, produzidos nos Estados Unidos, ficou presa num aeroporto americano na quarta-feira (27). Os testes da vacina contra a dengue, em voluntários, começam agora em fevereiro - no Hospital das Clínicas.
Estava tudo autorizados pelo TSA, o órgao de segurança de transporte americano. São produtos caros, avaliados em oito mil dólares. Pesquisadores da USP poderiam avançar nos estudos sobre o zika vírus, mas a pesquisa parou há dois dias por uma falta de cuidado.
A professora Patricia Braga foi até Estados Unidos buscar reagentes - produtos especiais - para estudar os efeitos do zika no sistema nervoso. Ela embarcou em Los Angeles, despachou o material. Quando chegou a Guarulhos, nesta quarta, ela descobriu que a caixa não tinha feito viagem. 
“Todas as orientações foram seguidas. E a segurança americana aprovou. Deixou passar a caixa. E, por algum motivo, eles retiraram. Me disseram que retiraram a caixa do voo, da aeronave”, disse a pesquisadora Patricia.
Os reagentes são materiais muito sensíveis que precisam ficar em temperatura de, pelo menos, 80 graus negativos. Para conservar esse frio todo durante a viagem a professora colocou gelo seco dentro da caixa. Isso seria suficiente para o transporte até o Brasil. Mas quando ela recebeu a caixa, na manhã desta sexta-feira (29), estava sem o gelo. E por isso todo o material pode ter que ir para o lixo.

A pesquisadora gravou um vídeo nesta sexta-feira, na hora em que um agente da Anvisa abriu o isopor, que estava sem o gelo.
Patricia explicou que a companhia aérea - American Airlines - conferiu tudo e pesou a caixa duas vezes antes de despachar.
“Os reagentes a gente vai ter que comprar tudo de novo, e o que eu não posso comprar. Eu perdi. É uma coisa tão urgente, o mundo inteiro tá querendo saber. E eu podia já estar com um resultado. Mas eu não estou”, disse Patricia.
Enquanto os pesquisadores trabalham nos laboratórios para buscar explicações sobre o zika, o governo do estado vai fazer – neste sábado (30) – um mutirão em 250 cidades. As informações foram dadas pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira. Ele anunciou a nova fase de testes da vacina contra a dengue. “Nós esperamos agora no mês de fevereiro fazer as primeiras vacinações de voluntários no Hospital das Clínicas. Então pessoas voluntárias receberão a vacina contra os quatro tipos de vírus com apenas uma dose”.
Os quatro tipos de vírus que governador falou são vírus da dengue. Ainda não tem vacina para o zika. Sobre o problema com os reagentes da pesquisadora da USP, a companhia American Airlines lamentou o ocorrido e disse que a caixa ficou retida por problemas na etiquetagem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!