quarta-feira, janeiro 06, 2016

Bolívia confirma primeiro caso de zika vírus; paciente esteve no Brasil

Há 'fortes indícios' de que zika vírus, transmitidos por mosquitos Aedes aegypti, tenha correção com aumento de casos de síndrome de Guillain-Barré  (Foto: AFP Photo/Patrice Coppee)A Bolívia confirmou o primeiro caso de zika vírus no país. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Serviço Departamental de Saúde (Sedes) da região de Santa Cruz, no leste do país. O vírus
afetou uma mulher de 58 anos que esteve no Brasil.
Os serviços de saúde bolivianos concluíram o diagnóstico nesta terça-feira e o diretor do Sedes, Joaquín Mosteiro, anunciou o resultado nesta quarta-feira em entrevista coletiva.
A mulher procurou os serviços de saúde em 31 de dezembro com sintomas comuns do zika vírus: dores de cabeça, febre, dores articulares e manchas na pele, informou Mosteiro. A paciente recebeu atendimento, está estável, "em perfeito estado de saúde" e "em casa", segundo garantiram as autoridades de saúde.
Dado o estágio de desenvolvimento da doença e as medidas tomadas para prevenir mais infecções, Mosteiro garantiu que é "muito difícil" que o vírus possa contagiar outras pessoas. No entanto, Mosteiro advertiu que "vão surgir mais casos" e não descartou que possa ocorrer um foco epidêmico nos próximos meses.
Por isso, as autoridades locais estão tomando medidas para evitar que se formem criadouros de mosquitos na cidade de Santa Cruz, em risco por estar em plena temporada de chuvas, agravadas pelo fenômeno do El Niño.
Além do Brasil, onde o vírus já foi confirmado em 19 unidades federativas, El Salvador, Honduras e Guatemala também reportaram casos de zika.
A Bolívia registrou seu primeiro caso em 2016, mas estava há tempos aplicando medidas de prevenção e fumigação nas zonas tropicais, especialmente as fronteiriças com o Brasil.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!