terça-feira, dezembro 29, 2015

Chuvas em Natal devem continuar até primeira semana de 2016

Nas últimas 24 horas Natal registrou acumulado de 103.69 milímetros (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)As chuvas que caem em Natal devem permanecer pelo menos até a primeira semana de janeiro. Foi o que informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio
Grande do Norte (Emparn) nesta segunda-feira (28). As chuvas estão sendo ocasionadas pela ação de dois fenômenos climáticos.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, o principal deles é o fenômeno denominado como Vórtice Ciclônico de ar superior, ocasionado pela ação dos ventos que sobem em direção a atmosfera em forma de espiral.

Este fenômeno, associado às altas temperaturas do Oceano Pacífico favorecem a instalação das chamadas zonas de convergência, que são formadas pelo encontro dos ventos originários dos hemisférios norte e sul.

Gilmar explica que a associação destes dois sistemas meteorológicos tem sido responsável por chuvas além do esperado para este período.

Ele acrescenta que a ação do vórtice ciclônico de ar superior ocasionou um deslocamento prematuro das zonas de convergência, que normalmente agem entre os meses de fevereiro e maio.

“Esse deslocamento prematuro das zonas de convergência, fez com que as chuvas, que normalmente são espaças, neste período, se prolongassem por um período maior”, explicou.

Ainda de acordo com o meteorologista, é difícil precisar se as chuvas permanecerão por um período ainda maior, uma vez que o vórtice ciclônico de ar superior é um fenômeno de difícil previsão.

“O que se sabe é que a ação dele ocasiona chuvas fortes, porém pontuais. Mas em virtude da associação com as zonas de convergência, essas chuvas acabam tendo uma abrangência bem maior, tanto no que diz respeito a intensidade, quanto com relação às áreas onde as chuvas são registradas.

Chuvas em Natal

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu um acumulado de 103.69 milímetros.

De acordo com o centro de monitoramento, as áreas que mais registraram chuvas foram os bairros de Guarapes e Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, com 54.44 e 14.38 milímetros, respectivamente.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!