segunda-feira, agosto 24, 2015

Sesc abre inscrições para oficina de direção para cinema no RN

Bruno Carneiro vai ministrar curso no Sesc Centro, em Natal (Foto: Divulgação/Sesc-RN)O Sesc do Rio Grande do Norte abriu nesta segunda-feira (24) as incrições para a oficina de direção cinematográfica para iniciantes com o diretor Bruno Carneiro (SP). A
oficina acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, das 8h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas para comerciários e custarão R$ 40 para os demais. Os interessados podem se inscrever no Sesc Centro, em Natal, das 8h às 19h. O curso acontecerá no mesmo local.

A oficina faz parte de umas das ações do CineSesc, projeto do Sesc que promove o audiovisual por meio de exibição de filmes, mostras de cinema e capacitações. O curso de direção é dividido em dois módulos, um teórico e outro prático.

No módulo teórico serão abordados os seguintes temas: a função do diretor e seu trabalho com relação à equipe e elenco nas três etapas da realização de um filme: pré-produção, filmagem e pós-produção; a análise do roteiro em termos de sequências, cenas e planos; criação da narrativa visual e sonora do filme; decupagem; análise dos estilos de decupagem de alguns dos mais importantes diretores da história do cinema. No fim deste módulo, os alunos serão convidados a preparar pequenas cenas que serão selecionadas para filmagem aplicando os conhecimentos tratados.

No módulo prático será realizada a escolha das histórias que serão filmadas; filmada e editada uma cena dirigida pelo palestrante, como exemplo de processo de trabalho; filmadas histórias escolhidas pelos grupos por meio de celular ou máquina fotográfica dos próprios alunos, as quais serão editadas e analisadas.

Sobre o diretor
Bruno Carneiro é graduado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio de direção em “Bicho de Sete Cabeças” (direção de Laís Bondazky, 2001), segunda assistência de direção em “Antonia” (direção de Tata Amaral, 2006) e “Não Por Acaso” (direção de Philippe Barcinski, 2007) e primeira assistência de direção em “Do Lado de Fora” (direção de Alexandre Carvalho, 2013).

Fez ainda direção, câmera, roteiro e edição de filme para o Ministério do Meio Ambiente; direção e roteiro de “A Valsa do Pódio”; assistência de direção, produção de campo e operação de câmera B de “4 Vezes Timão”, entre outros.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!