terça-feira, maio 19, 2015

A quatro dias para o fim da vacinação contra a gripe, apenas 29% do público foi vacinado

SXC.huFaltam apenas quatro dias para o fim da Campanha de Vacinação contra a gripe deste ano. Mas, até o momento, somente 29,2% das 49,7 milhões de pessoas que
precisam ser imunizadas procuraram os postos de saúde. A meta do governo é vacinar 39,7 milhões ou 80% do público considerado prioritário: crianças de seis meses a menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as puérperas apresentam a maior cobertura, com 143.169 doses aplicadas - 40% das mulheres com 45 dias após o parto. Em seguida estão os idosos, com 6,7 milhões de vacinados (32,1%); 3,78 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas (29,8%); nas gestantes foram aplicadas 599,9 mil doses (27,56%); e os trabalhadores da saúde, com 935,4 mil doses aplicadas (22,9%).

Com 91,8 mil doses aplicadas, 15,8% dos indígenas foram vacinados. Como a vacinação deste grupo é feita em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. Também foram aplicadas 2,2 milhões de doses nos grupos de pessoas com morbidade, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

A campanha
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com o Ministério da Saúde que alega não faltar vacina nos postos pelo Brasil. O governo também alertou que a campanha não será prorrogada. Por isso, a entidade recomenda que os governos municipais possam otimizar veiculação de informes sobre a campanha de vacinação, assim a população pode ter a cobertura da proteção contra a gripe.

Para todo o público-alvo foram destinadas 54 milhões de doses. A campanha começou no dia 4 de maio e termina no dia 22. A vacina é aplicada, via injeção, e  protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!