quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Telefonia lidera queixa de consumidores ao Procon-RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A quantidade de atendimentos realizados pelos três órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor no Rio Grande do Norte (PROCON-RN) atingiu 8.982 no ano passado,
número abaixo do verificado em 2013, quando o Procon recebeu 9.778 atendimentos. Mesmo com a redução do número de atendimentos feitos tendo registrado queda, ainda estão muito altos. O que também chamou a atenção foi o fato do número de reclamações sobre preço de combustível no RN não figurar entre as principais reclamações.
O levantamento foi apresentado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça na última segunda-feira, 9. Os dados integram o Boletim Sindec 2014 e reúnem informações sobre as demandas dos consumidores apresentados aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
De acordo com o boletim, os assuntos mais demandados de 2014 no Estado foram a telefonia celular, cartão de crédito e TV por assinatura. Já entre as empresas mais demandadas estão a Oi Fixo/Celular, Itaú e Claro/Embratel.
O boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos mais demandados em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada Estado. Nessa edição, também é possível verificar a comparação entre o volume de atendimento e o respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.
Em todo o Brasil, em 2014, os Procons realizaram 2.490.769 atendimentos de reclamações de consumidores de todo o País. Deste montante, 62,7% foram reclamações e denúncias, os outros 37,3% são consultas e orientações prestadas.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 cidades. Como vários destes Procons contam mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Procon de Natal alerta sobre compras
As passagens aéreas e rodoviárias e aluguel de casas para temporadas. É muito importante que o consumidor fique atento na hora de contratar tais serviços.
O Procon Natal orienta o consumidor a se informar acerca de todos os serviços, taxas e itens inclusos no seu pacote de viagens como serviços de transferência, café da manhã, taxa de serviço de hotel. O consumidor deve ainda exigir e imprimir todos os comprovantes de pagamento, reservas, vouchers, endereço do hotel, contato da agência de viagens para casos de emergência e certificar-se de toda a documentação necessária para a viagem.
No caso de viagens de avião, se houver atrasos ou cancelamentos de voos, o consumidor deve informar ao balcão da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e exigir seus direitos como acesso a telefone e internet por conta da companhia aérea em casos de atraso superior à uma hora, alimentação a partir de duas horas de atraso e hospedagem e transporte em casos de atrasos superiores há quatro horas.
O consumidor deve também identificar bem a sua bagagem. Caso sejam itens de muito valor, pode fazer uma declaração junto à companhia aérea. Em caso de extravio, a empresa é obrigada a ressarcir o prejuízo.

Fonte: Defato

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