quarta-feira, fevereiro 11, 2015

NBC suspende âncora por mentir sobre cobertura da guerra no Iraque

Foto de 26 de outubro de 2010 mostra o âncora Brian Williams durante conferência em Long Beach, na Califórnia (Foto: Matt Sayles/AP)A rede de televisão norte-americana NBC anunciou nesta terça-feira (10) a suspensão por seis meses sem recebimento de salário do jornalista Brian Williams, de 55 anos, âncora e
editor do 'NBC Nightly News', um dos telejornais de maior audiência dos Estados Unidos.

A decisão foi tomada após ele ter admitido na semana passada que uma das histórias que contou sobre sua cobertura na guerra do Iraque em 2003 não era verdadeira. Brian afirmara que estava com a equipe da emissora em um helicóptero atingido por um lança-foguetes durante as ações militares.

O caso veio à tona no mês passado, quando Williams fez uma homenagem a um soldado que teria dado segurança à equipe da emissora na ocasião. Após a atração, vários soldados procuraram Brian pelas redes sociais para contar a verdade. Segundo os militares, o jornalista não estava na aeronave no momento do ataque.

Na última quinta-feira (5), ele reconheceu o fato e pediu desculpas. "Eu estava num aparato que seguia o helicóptero atacado. Cometi um erro ao lembrar deste acontecimento ocorrido há 12 anos", disse.

"Durante o programa de 30 de janeiro de 2015, Brian deformou os acontecimentos que ocorridos enquanto cobria a guerra no Iraque em 2003. Ficou claro que ele havia feito a mesma coisa em outras ocasiões em que contou essa história. A culpa é dele, isso é algo completamente inapropriado para alguém na posição de Brian", argumentou Deborah Turness, presidente da NBC, em comunicado.

Depois de assumir o caso, outras coberturas de Williams foram postas em xeque, como a do furacão Katrina em 2005. A NBC disse que iria apurar internamente as declarações de seu âncora. No sábado (7), Williams sinalizava que se afastaria do cargo por ter se tornado "exageradamente parte da notícia". Esse rumor aumentou mais quando ele cancelou uma participação que faria no "Late Show" de David Letterman no domingo (8).
Williams, que apresentava o telejornal noturno desde 2004, é um dos entrevistadores mais famosos dos Estados Unidos e havia renovado seu contrato com a NBC em dezembro, com um salário anual de US$ 10 milhões.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!