quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Profissionais da saúde que atuam no combate a endemias têm salários fixados com base no que determina a lei federal em Lucrécia

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Em conformidade com o que determina a Lei Federal nº 12.994, de 17 de junho de 2014, o prefeito Walter Araújo, “Waltinho” (PSB), instituiu o piso salarial para os
agentes de combate a endemias. Segundo ele, trata-se de uma atitude que proporciona mais igualdade e imparcialidade nos atos de promoção de cargos no funcionalismo público municipal. Dessa forma, o gestor fixou o salário dos agentes de saúde em R$ 1.014,00.
Os agentes de combate a endemias exercem um cargo público municipal ligado ao quadro da Secretaria de Saúde, com uma jornada de 40 horas dedicada a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias assistidas no município.
“São profissionais que desenvolvem um trabalho importantíssimo junto à comunidade no setor da saúde. Por esses e vários outros motivos o reajuste foi concedido dentro das possibilidades financeiras do município”, afirmou o prefeito “Waltinho”.
Ainda na área da saúde, a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF I) e a equipe da Saúde Bucal (SB) realizam ações conjuntas no atendimento da Puericultura (C&D). Essa intersetorialidade é um instrumento estratégico para melhorar a qualidade do serviço às crianças assistidas.
O atendimento de Puericultura (C&D) que acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança, do nascimento até os 5 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.
Durante o atendimento ao C&D a criança é encaminhada, pela enfermeira, para o atendimento em saúde bucal, onde a mãe é orientada sobre a necessidade da higiene oral da criança, tomando os devidos cuidados com o início da erupção dos dentes decíduos (dentes de leite).
Todos os procedimentos são registrados na caderneta da criança criando um cronograma de acompanhamento da erupção e esfoliação dos dentes decíduos bem como o preparo para o nascimento dos permanentes.
O cirurgião-dentista aproveita o momento da consulta e realiza a primeira escovação dental supervisionada com o auxílio da mãe da criança. No final de cada atendimento a criança recebe do cirurgião-dentista uma escova dental infantil.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!