quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Autorizada na Câmara abertura de CPI das pesquisas eleitorais

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Na última quarta-feira, 10 de fevereiro, a Câmara autorizou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os resultados das
pesquisas eleitorais. O autor, deputado Ricardo Barros (PP/PR), explica que o objetivo é descobrir se os levantamentos feitos a partir de 2000 influenciaram o voto do eleitor. A medida divide opiniões.

O autor acredita que pode haver relação entre os resultados das pesquisas de opinião e o número de votos. Porém, do outro lado, os institutos responsáveis pelos levantamentos questionam que isso contraria a liberdade de experssão.

Os pesquisadores defendem que há um entendimento equivocado do papel das pesquisas de intenção de voto. “A pesquisa não tem a responsabilidade nem o papel de acertar o resultado da eleição. Ela é um instrumento de diagnóstico do momento em que foi feita. Seu papel é apontar a tendência da opinião pública, a intenção de voto, e não voto efetivo”, explica a CEO do Ibope, Márcia Cavallari.

Eduardo Cunha, presidente da Casa, disse ser contra a CPI, mas afirmou ser obrigado a instalá-la, pois o requerimento recebeu aprovação dos técnicos da Câmara e foi o primeiro a ser protocolado na atual legislatura. Os funcionários da Casa atestaram que os pré-requisitos, como apresentar um fato determinado para investigação, foram cumpridos pelo autor.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!