sexta-feira, dezembro 19, 2014

Profissionais do Samu com mais de 20 anos de atuação serão exonerados

Reunião realizada na manhã de ontemNesta semana, cerca de 20 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam a notificação de que a partir de 2015 estariam fora
da escala de plantão da unidade. A justificativa da Prefeitura de Mossoró é que a exoneração é necessária para que o Executivo possa acomodar técnicos aprovados em concurso público.
Diante da situação, os oito técnicos de enfermagem e 12 enfermeiros do Samu procuraram os vereadores para pedir apoio a fim de resolver o problema. A situação e as preocupações dos profissionais foram expostas em reunião na manhã de ontem, 18, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM).
Participaram do encontro os vereadores Lahyre Rosado Neto (PSD), Vingt-un Rosado Neto (PSB), Genivan Vale (Pros), Lucélio Guilherme (PTB), Nacízio Silva (PTN), Manoel Bezerra (DEM) e Francisco Carlos (PV), presidente da Casa.
Durante a reunião, os servidores reforçaram que não são contra a convocação de concursados, mas discordam da forma como o processo foi feito. "Não achamos justo demitir vários profissionais com mais de 20 anos de uma hora para outra. É preciso que seja feita a substituição, mas deve ser de forma justa para todos", disse a enfermeira Andréia Cunha.
Ela destaca ainda que a exoneração repentina dos técnicos do Samu refletirá em outras áreas da saúde, uma vez que será necessário o remanejamento de profissionais de outras unidades para o atendimento de urgência, agravando uma situação que já é precária.
Os profissionais do Samu defendem que seja dado um prazo para que os técnicos somente deixem os cargos após os concursados serem convocados e nomeados. O vereador Genivan Vale (Pros) reforça o entendimento da categoria.
"É preciso regularizar a situação dos profissionais do Samu, mas também temos que observar a questão social", destaca o edil, ressaltando que é importante ter cautela ao substituir os profissionais que aí estão por concursados, a fim de que ninguém seja prejudicado.
O vereador Lahyre Rosado Neto frisa que é importante observar que o serviço de urgência no município precisa de uma atenção maior do poder público e que as mudanças não podem ser feitas de forma repentina.
Após o encontro, ficou agendada uma reunião para hoje, 19, entre a secretária municipal de Saúde, Leodize Cruz, e os vereadores. O encontro será às 10h, no Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró.


Fonte: O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!