quinta-feira, novembro 27, 2014

Agente e secretário confirmam 17 fugitivos da Penitenciária de Roraima

Efetivo da Força Nacional não impediu fugas de detentos (Foto: Inaê Brandão/ G1 RR)Um agente da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), localizada na zona rural de Boa Vista, assegurou ao G1 que 17 presos fugiram da unidade prisional
na madrugada de terça-feira (25) pulando o muro que fica por trás da administração do presídio. O número de foragidos foi confirmado pelo titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Natanael Nascimento, responsável pelo sistema prisional no estado. Até o momento, quatro foram recapturados.
O efetivo de 30 homens da Força Nacional de Segurança, que chegou a Boa Vista há um mês para reforçar a segurança no presídio, não impediu a fuga em massa. Segundo o agente penitenciário, a unidade prisional conta com 13 guaritas e uma delas, por onde escaparam os presos, era ocupada por um policial militar que não teria visto a fuga.
O secretário Natanael Nascimento disse que inicialmente fugiram 17 presos da Penitenciária. "Esse deve ser o número real de foragidos. Ainda vamos saber como eles escaparam, pois há uma investigação por parte da Sejuc e da polícia. Teremos uma definição quando chegarmos à conclusão dessa apuração", explicou.
Questionado sobre a presença da Força Nacional que veio com o propósito de manter a segurança, a ordem e evitar fugas na Penitenciária, ele esclareceu que esse efetivo de policiais é para 'auxiliar presos na entrada do presídio e levar ao médico'.

"A Força Nacional não ficará na muralha para vigiar. Essa equipe de policiais apoia auxiliando os detentos", disse, acrescentando que há agentes penitenciários causando transtorno e dificultando os trabalhos na unidade prisional.
"Identificaremos quem são e as ocorrências serão encaminhadas para a Sejuc e, em seguida para a Corregedoria, onde será apurada a conduta desses agentes, que serão punidos na forma da lei", afirmou. O secretário ressaltou a captura de quatro foragidos na terça e nesta quarta-feira.
'Choque de ordem'
Em julho deste ano, o governador Chico Rodrigues (PSB) exonerou um secretário e dois diretores da Penitenciária e declarou 'choque de ordem' para restabelecer o controle do estado sobre as unidades prisionais.
Em outubro, o governo estadual fez um pedido de reforço da Força Nacional de Segurança. A solicitação dos soldados foi feita ao Ministério da Justiça após uma rebelião.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Sejuc, os 30 homens são do Pelotão de Controle de Distúrbios Civis do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública. Desde a chegada do efetivo policial, duas fugas foram registradas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!