sexta-feira, setembro 12, 2014

Torcedores detidos no Clássico Rei serão proibidos de entrar em estádios

Torcedores foram levados para a delegacia da Arena das Dunas (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)A Polícia Militar do Rio Grande do Norte assinou na manhã desta sexta-feira (12) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de disciplinar a ação das
torcidas organizadas de ABC e América-RN. O acordo possibilitará à PM, através do Batalhão de Choque (BPChoque), emitir relatório direcionado ao Ministério Público Estadual sobre a ocorrência de infrações ao Estatuto do Torcedor, aplicando, desde já, o impedimento de acesso a jogos do torcedor envolvido com atos que atentem contra a legislação. Os times se enfrentam neste sábado (13) na Arena das Dunas, em Natal.
O jogo é válido pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo a PM, a partida terá um esquema de segurança parecido com o que foi utilizado na Copa do Mundo.
"Com a assinatura do TAC, a Polícia Militar poderá aplicar restrições administrativas a torcedores que cometerem alguma infração ao Estatuto do Torcedor - disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo.
Cerca de 350 homens serão escalados para a segurança do Clássico Rei deste sábado. Câmeras de monitoramento serão usadas para ajudar a evitar confrontos entre as torcidas organizadas.
Potilândia
Ao G1, o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da PM no estado, afirmou que a polícia vai contar com reforços na segurança do jogo. De acordo com ele, a PM vai utilizar a Plataforma de Observação Elevada (POE), equipamento usado durante a Copa do Mundo e que conta com 14 câmeras, para auxiliar no monitoramento das regiões onde se concentram as torcidas organizadas. "O veículo foi usado durante a Copa e ficou como legado para a Secretaria de Segurança Pública (Sesed). É um equipamento que ajuda bastante na segurança de grandes e eventos e vai facilitar o nosso trabalho durante o jogo", disse ele.
De acordo com Araújo, pontos de concentração de torcedores, como os acessos ao bairro de Potilândia, na Zona Sul, serão monitorados pelas câmeras em tempo real. "Vamos garantir a segurança da população fazendo esse monitoramento preventivo. A POE irá transmitir todo o movimento diretamente para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que vai acionar a equipe mais próxima caso algo de anormal aconteça", explicou.
Após o jogo entre ABC e Santa Cruz no último sábado (6), onde 25 torcedores do Alvinegro e um do time pernambucano foram presos, os moradores de Potilândia chegaram a se mobilizar para fechar os acessos ao bairro. Segundo o comandante, esse tipo de atitude não será necessário. "Não vai precisar. A polícia vai trabalhar e garantir a segurança dos moradores do bairro. Não vamos ter ocorrências desse tipo. A população pode ficar tranquila, pois vamos garantir a ordem pública", finalizou Araújo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!