sexta-feira, setembro 12, 2014

PM usa esquema de segurança da Copa para jogo ABC x América-RN

Manifestantes saíram às ruas de Natal para protestar contra os gastos da Copa e administração dos governos federal e estadual (Foto: Felipe Gibson/G1)O Clássico Rei entre ABC e América-RN deste sábado (13) terá segurança semelhante a de um jogo de Copa do Mundo. É o que garante a Polícia Militar do Rio Grande do
Norte, que deve colocar cerca de 350 homens para auxiliar na segurança da partida. Câmeras de monitoramento serão usadas para ajudar a evitar confrontos entre torcidas organizadas. O jogo, válido pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acontece a partir das 4h10 na Arena das Dunas.
Segundo o coronel Alarico Azevedo, subcomandante do Policiamento Metropolitano, os principais órgãos da segurança pública do Rio Grande do Norte devem participar da operação. "Teremos as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal trabalhando em conjunto para garantir a segurança do evento. O esquema será bem próximo do que foi feito durante o Mundial", disse ele, informando que em relação à Copa, apenas as Forças Armadas não atuarão na segurança dos torcedores.
Ainda de acordo com Alarico, a PM vai agir de forma setorizada, com os batalhões fazendo o patrulhamento nos bairros. "Com essa setorização, vamos buscar evitar que possíveis crimes aconteçam nos bairros mais distantes da Arena, como aconteceu em outros clássicos. Além disso, teremos o apoio da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da Cavalaria e do Grupo de Apoio a Distúrbio do Batalhão de Choque (BPChoque) fazendo o policiamento complementar nas principais vias e arredores do estádio", garantiu o coronel.
Alarico explicou ainda que uma reunião na manhã desta sexta-feira (12) - envolvendo o Ministério Público Estadual, representantes das torcidas organizadas de ABC e América, da Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) e Secretaria de Segurança Pública - vai firmar um Termo de Ajustamento de Conduta visando garantir a segurança do Clássico Rei. "Vamos trabalhar para fazer um Clássico tranquilo, em que o torcedor possa ir com segurança assistir o jogo", completou.

ABC e América (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)Clássico entre ABC e América-RN no primeiro turno
da Série B foi evento-teste para a Copa
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)
Potilândia
Ao G1, o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, comandante geral da PM no estado, afirmou que a polícia vai contar com reforços na segurança do jogo. De acordo com ele, a PM vai utilizar a Plataforma de Observação Elevada (POE), equipamento usado durante a Copa do Mundo e que conta com 14 câmeras, para auxiliar no monitoramento das regiões onde se concentram as torcidas organizadas. "O veículo foi usado durante a Copa e ficou como legado para a Secretaria de Segurança Pública (Sesed). É um equipamento que ajuda bastante na segurança de grandes e eventos e vai facilitar o nosso trabalho durante o jogo", disse ele.
De acordo com Araújo, pontos de concentração de torcedores, como os acessos ao bairro de Potilândia, na Zona Sul, serão monitorados pelas câmeras em tempo real. "Vamos garantir a segurança da população fazendo esse monitoramento preventivo. A POE irá transmitir todo o movimento diretamente para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que vai acionar a equipe mais próxima caso algo de anormal aconteça", explicou.
Após o jogo entre ABC e Santa Cruz no último sábado (6), onde 25 torcedores do Alvirrubro e um do time pernambucano foram presos, os moradores de Potilândia chegaram a se mobilizar para fechar os acessos ao bairro. Segundo o comandante, esse tipo de atitude não será necessário. "Não vai precisar. A polícia vai trabalhar e garantir a segurança dos moradores do bairro. Não vamos ter ocorrências desse tipo. A população pode ficar tranquila, pois vamos garantir a ordem pública", finalizou Araújo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!