quinta-feira, agosto 28, 2014

Uern decide adotar Enem e PSV para seleção de alunos 2015

Reunião do Consepe, hoje, decidiu sistema misto na seleção 2015 (Divulgação)Em reunião extraordinária nesta quarta-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (Uern), aprovou nova forma de ingresso na instituição para este ano. A Uern adotará 40% de ingresso pelo Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e 60% pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo misto foi aprovado por 15 votos a favor, 2 abstenções e nenhum voto contra. Antes, o Consepe aprovou a recomendação do Ministério Público (MP) por 14 votos a favor e 2 abstenções.

“Abstive-me de votar pelo sistema misto porque entendo que os alunos já estão acostumados com o Enem e também porque, com essa nova forma, a Uern vai perder recursos”, justificou o estudante do 7º ano de Comunicação, Francisco das Chagas de Medeiros, para quem a integralidade daria mais suporte à política estudantil da instituição.

Atendendo convite do reitor Pedro Fernandes, o promotor Olegário Gurgel, um dos autores da recomendação para a Uern não adotar o Enem como forma única de ingresso, participou da reunião do Consepe.

“De forma alguma o Ministério Público quer interferir na autonomia da Universidade”, afirmou, acrescentando que o MP discordou apenas do tempo e do modo como o colegiado tinha mudado o ingresso. O promotor esclareceu que o MP não quis e não tem como fazer intervenção nas decisões da Uern, reconhecendo que a decisão deliberativa é do Consepe.

Com a adesão de 60% ao Enem/Sisu, a Uern receberá R$ 1 milhão 950 mil ( R$ 300 mil a menos do que com a adesão total). A partir de 2016, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte adotará o Enem como única forma de seleção. A Uern teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência. Em breve, o Consepe se reunirá para definição do edital do PSV. 

Fonte: Agecom/UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!