segunda-feira, junho 23, 2014

José Mojica está estável e passará por novas sessões de diálise, diz filha

O estado de saúde de José Mojica Marins, conhecido pela criação e pela interpretação do personagem Zé do Caixão, está estável, segundo a filha do cineasta Liz Marins, conhecida como Liz Vamp. "Ele ainda deve passar por mais duas sessões de diálise
nos próximos dias. Depois é aguardar para saber se os rins voltam a ficar estáveis sem o procedimento", contou Liz, por telefone, ao UOL.

O cineasta foi internado no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, no dia 13 de junho, com um quadro de desidratação e insuficiência renal aguda. Segundo Liz, ele segue consciente desde o dia da internação, e sua outras funções, como pressão arterial e cardíaca, também permanecem estáveis. A filha de Mojica também contou que o pai continua sem apetite, por isso ainda se alimenta por meio de sonda. "Mas os médicos afirmaram que isso está relacionado com o mau funcionamento dos rins. Com a melhora do órgão, espera-se que ele volte a comer normalmente."

José Mojica já havia sido internado no Incor em maio deste ano para fazer cateterismo e implantar três stents, tubos inseridos dentro da artéria para normalizar a passagem de sangue. Durante a internação, ele sofreu um infarto seguido de duas paradas cardíacas. "Foi um infarto poderoso e, na emergência, ele teve duas paradas, foi praticamente ressuscitado. Se ele não estivesse no hospital nesse momento, ele não estaria mais aqui", contou Liz, na ocasião, ao UOL.

Nesta segunda, Liz também afirmou que os procedimentos cirúrgicos e os medicamentos ingeridos para o tratamento dos problemas no coração contribuíram para uma piora das funções renais. "Com as hemodiálises, os rins já se recuperaram cerca de 20%. Novas sessões serão feitas para que esse nível suba mais", disse ela.

Liz ainda contou que gostaria de dizer logo aos fãs quando seu pai terá alta, mas não quer passar nenhuma informação precipitada. "Posso dizer que os fãs podem ficar esperançosos com uma alta em breve para que ele volte a trabalhar. Temos muitos projetos." 

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!