segunda-feira, junho 23, 2014

Fifa aprova segurança no Maracanã, e gramados recebem atenção especial

Gramado Maracanã após jogo Bélgica x Rússia (Foto: Cíntia Barlem)Depois dos problemas de segurança ocorridos no jogo entre Espanha e Chile, quando um grupo de torcedores invadiu o Maracanã após derrubar grandes, a Fifa e o comitê
organizador da Copa fizeram uma operação especial para o duelo entre Bélgica e Rússia, no último domingo. Na avaliação da entidade, o objetivo de melhorar a segurança e o acesso ao estádio foi alcançado.  

Com a área de interdição maior desta vez, policiais fizeram um filtro bem mais rigoroso para evitar que pessoas sem ingressos chegassem próximo ao Maracanã. A medida deixou o entorno do estádio mais tranquilo para a movimentação dos torcedores. Apesar da vigilância, muitos cambistas tentaram agir perto do perímetro, e os policiais efetuaram diversas prisões. 

- O cambista está com ingresso em mãos, por isso que consegue chegar dentro do perímetro. Muitos foram presos, o que mostra que a polícia atuou bem. Neste jogo ampliamos o perímetro e o objetivo principal foi plenamente alcançado: os acessos foram facilitados e houve segurança. Se a polícia avaliar que ainda precisamos de ajustes, vamos fazer - afirmou Saint-Claire Milesi, diretor de comunicação da Fifa no Mundial.

Para o jogo entre Bélgica e Rússia, o efetivo de segurança pública, de 3.100 agentes, recebeu um contingente de 600 cadetes, além de grades móveis, para reforçar a vigia de áreas mais vulneráveis. O número de seguranças privados também passou de 1.037, número utilizado no jogo entre Espanha e Chile, para 1.100. O COL trabalha com uma oscilação de efetivo de 700 a 1.200 stewards por jogo, dependendo da análise de risco de cada um.

Qualidade dos gramados entra em pauta

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, no Maracanã, a qualidade dos gramados dos estádios da Copa também foi abordada. Alguns têm sido alvo de críticas, como o da Arena Corinthians, classificado pelo técnico do Chile, Jorge Sampaoli, como "deteriorado" para o duelo entre sua equipe e a Holanda. A Arena Pantanal também também já recebeu más avaliações.

Na Arena da Baixada, Espanha e Austrália não puderam fazer o treino oficial de véspera de jogo com o objetivo de poupar o campo, principalmente por causa da grande quantidade de chuva em Curitiba. Na avaliação da Fifa, no entanto, não são motivo para preocupação.  

- Não recebemos reclamação oficial, mas nossa avaliação é de que não há grandes problemas. Nós temos uma atenção especial com este tema, foram investidos mais de 1,2 milhão de euros em pesquisas que envolveram clima, incidência solar, iluminação artificial... O que acontece é que os jogos de Copa são muito intensos, mas todas as equipes de manutenção estão de olho - disse Saint-Claire Milesi. 

Delia Fischer, secretária de comunicação da Fifa, afirmou que existe a possibilidade de outros treinos oficiais de véspera de jogos serem mudados de local caso haja a necessidade de preservar o gramado para o dia da partida.

-  Nós temos coordenadores em cada estádio e, como medida de precaução, eles podem tomar a decisão de não realizar um treino oficial, por exemplo. Estamos sempre monitorando para termos as melhores condições de gramado na hora dos jogos. 

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!