sexta-feira, junho 27, 2014

Com menor número de gols na Copa, Natal recebeu mais de 170 mil turistas

Uruguaios comemoram gol (Foto: Augusto Gomes/G1)A Copa do Mundo acabou em Natal e já deixou saudades. A capital potiguar sediou quatro jogos da primeira fase do Mundial e foi a cidade-sede com menor número de
gols na primeira fase do Mundial - apenas cinco, em quatro jogos. Cerca de 173 mil turistas de várias nacionalidades estiveram em Natal e viveram 16 dias de diversidade cultural e festa na capital potiguar.  A Prefeitura estima que foram gastos R$ 320 milhões em Natal, entre gastos com serviços, hospedagem, alimentação e compras em geral.
A Arena das Dunas recebeu quatro partidas na primeira fase do Mundial. A primeira, entre México e Camarões, foi no dia 13. Os mexicanos venceram por 1 a 0. Os outros três jogos foram Gana 1 x 2 EUA, no dia 16; Japão 0 x 0 Grécia, no dia 19; e o clássico em que a Itália perdeu por 1 a 0 para o Uruguai, nesta terça-feira, dia 24. O público total nas quatro partidas foi de 158.167 pessoas. Foram 39.216 na partida entre México e Camarões; 39.760, EUA e Gana; 39.485, Japão e Grécia; e 39.706 no jogo entre Itália e Uruguai.
Gol mais rápido
O gol mais rápido da primeira fase do Mundial aconteceu na capital potiguar. Foi aos 28 segundos da partida entre EUA e Gana, marcado pelo meia Dempsey. Ao todo, foram marcados cinco gols nas quatro partidas realizadas em Natal. O número tornou a capital potiguar a cidade-sede com o menor número de gols na primeira fase do Mundial. 

Joseph Blatter em Natal (Foto: Elisa Elsie/Assecom )Joseph Blatter assistiu a partida entre Itália e
Uruguai (Foto: Elisa Elsie/Assecom )
Autoridades
Dos quatro jogos, três tiveram presença de autoridades internacionais. No dia 16 de junho, em que jogaram EUA e Gana, o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, esteve na Arena das Dunas. A partida entre Japão e Grécia foi prestigiada pela princesa do Japão, Takamado, e pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. O jogo entre Itália e Uruguai contou com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Visitantes
De acordo com a assessoria do Consórcio Inframérica, administradora do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, do dia 12 de junho - início da Copa do Mundo - a 24 de junho - data do último jogo em Natal, o terminal operou 1.015 voos que transportaram 120 mil passageiros.
A realização dos jogos na capital potiguar garantiu a divulgação da cidade para vários países do mundo. De acordo com a Prefeitura de Natal, Natal recebeu mais de 1 mil jornalistas nacionais e estrangeiros e registrou a presença de pelo menos 180 canais de televisão.
Segurança
Para garantir a segurança na capital potiguar, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) realizou um monitoramento de 24 horas por dia com mais de 200 câmeras espalhadas pela capital. O número de homicídios caiu 50% no período.
Somente das Forças Armadas foram 4.700 militares atuando em Natal durante a primeira fase da Copa, sendo 1.500 da Marinha, 2.500 do Exército e 700 da Aeronáutica. Ainda estiveram envolvidos na segurança agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, 2.200 policiais militares e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Quase 300 ingressos foram apreendidos com um cambista grego antes do jogo Japão e Grécia, realizado na Arena das Dunas, em Natal (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Quase 300 ingressos foram apreendidos com um
cambista grego antes do jogo Japão e Grécia
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Prisões
A operação Lei Seca realizada na capital potiguar somou 27 motoristas presos por dirigirem sob efeito de álcool entre os dias 13 e 24 deste mês. Entre eles, dez estrangeiros foram parar na delegacia, sendo seis americanos, dois mexicanos, um espanhol e um camaronês. Ao todo, de acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), 2.683 testes de bafômetro foram feitos durante o período, com 137 autuações em flagrante, incluindo 100 carteiras de habilitação retidas em razão dos crimes de embriaguez ao volante e/ou infrações administrativas.
Durante a primeira fase do Mundial em Natal, dez estrangeiros foram presos enquanto tentavam vender ingressos para os jogos nas proximidades da Arena das Dunas. Um grego estava com quase 300 ingressos antes da partida entre Japão e Grécia. De acordo com a Polícia Militar, os ingressos e valiam 22 mil dólares, valor equivalente a R$ 67 mil. Foram presos ainda dois japoneses, um dinamarquês, quatro mexicanos, um camaronês e um americano.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!