sexta-feira, janeiro 17, 2014

Tartaruga é encontrada sem a cabeça em praia do litoral Norte do RN

Carcaça do animal foi encontrada na praia de de Pitangui, no litoral Norte do RN (Foto: Inúbia Medeiros)Uma tartaruga foi encontrada sem a cabeça e com vários ferimentos na manhã desta sexta-feira (17) entre as praias de Pitangui e Graçandu, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. Segundo os moradores da região, o animal foi
encontrado por volta das 6h encalhado na areia da praia. Esse é o segundo caso do tipo no litoral potiguar nesta semana. Na quarta (15), uma tartaruga-de-couro foi encontrada na praia de Jacumã, também no litoral Norte.
Segundo a funcionária pública Inúbia Medeiros, o animal foi encontrado por um de seus sobrinhos quando ele caminhava pela praia. “Minha irmã saiu cedo para caminhar com os filhos dela e eles viram o bicho. Quando se aproximaram, perceberam que o animal estava sem a cabeça e com vários ferimentos”, explicou ela.
De acordo com a funcionária pública, desde que encontraram a carcaça do animal a família tenta entrar em contato com os órgãos competentes. “Desde cedo que ligamos para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e para a Polícia Ambiental, mas nenhum desses órgãos atende o telefone. Ligamos também para a Delegacia do Meio Ambiente, mas não conseguimos falar".
Tartarugas no litoral do RN
Nesta quarta-feira (15), uma tartaruga da espécie Dermochelys coriacea, conhecida como tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro, foi encontrada na praia de Jacumã, também no litoral Norte do estado. O animal foi encontrado por banhistas e estava com uma das nadadeiras amputada. A Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar foi acionada e providenciou a remoção do réptil para o Aquário Natal.
De acordo com Ricardo Sérgio Feitosa, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e membro do Projeto Tamar, a tartaruga-gigante não tem resistência para ser mantida em cativeiro, mas a remoção dela para o aquário foi necessária para que receba a atenção necessária.
"Ela está com uma nadadeira amputada, precisa de cuidados. Vamos providenciar o tratamento dela para realizar a soltura em alto-mar o mais rápido possível", explicou Feitosa.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!