terça-feira, outubro 15, 2013

Gil é denunciado por lance violento e pode desfalcar Corinthians

Gil gesticula durante o clássico do último domingo; zagueiro pode pegar um gancho de até seis jogos

Destaque da defesa do Corinthians, Gil foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e pode ser suspenso por até seis jogos. O lance que originou o pedido de gancho foi há sete jogos, contra o Cruzeiro, e foi ignorado pelo árbitro.

Quem denunciou Gil foi Rafael Vanzin, sub-procurador do STJD, que fez o pedido baseado em vídeos da partida, que terminou 0 a 0. O lance em questão ocorreu ainda no primeiro tempo e envolveu o atacante Borges.

Depois de um chute na trave de Willian, o camisa 9 cruzeirense dominaria a bola na linha de fundo quando Gil chegou dividindo, e acertou a coxa do rival com uma pisada. O árbitro Felipe Gomes da Silva, de frente para a jogada ignorou a ação de Gil, que seria pênalti.

O zagueiro corintiano foi enquadrado no artigo 254 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala sobre jogadas violentas que coloquem em risco a integridade física de um outro atleta. O julgamento não tem data para ocorrer, mas o advogado do clube do Parque São Jorge diz ter confiança de que Gil sairá impune.

"O próprio código diz que somente em casos excepcionais é que se deve ter denúncia por vídeo. Eu não vi nada excepcional. O árbitro estava perto do lance e o árbitro do fundo também", disse João Zanforlim.

Se for punido, Gil pode ficar em situação delicada. Na partida seguinte pelo Campeonato Brasileiro, ele foi expulso diante da Portuguesa ao desferir uma cotovelada em um rival. O lance deve ser denunciado no STJD nos próximos dias, assim como a garrafada que o auxiliar levou na mesma partida, e que pode prejudicar o Corinthians.

Nesta quinta, o clube definirá sua vida na Copa do Brasil. O Corinthians foi punido com duas perdas de mando de campo por conta do uso de sinalizadores por parte de sua torcida na partida contra o Luverdense, fora de casa, além de ter recebido uma multa de R$ 100 mil.

Depois do gancho inicial, o clube conseguiu o efeito suspensivo, e o recurso será julgado de forma definitiva nesta quinta. Se for punido, o Corinthians pode ser obrigado a atuar nas fases finais do torneio longe do Pacaembu. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!