segunda-feira, setembro 16, 2013

Vice-líder Botafogo vence e quebra invencibilidade de um ano do Santos na Vila

Santos1x2Botafogo

O Botafogo conseguiu neste domingo algo que nenhuma equipe conseguiu nos últimos 382 dias: vencer o Santos na Vila Belmiro. Pela 21ª rodada do Brasileirão, a equipe carioca 'ignorou' o tabu de mais de um ano sem derrotas em casa do time paulista, venceu por 2 a 1 e se consolidou na vice-liderança do campeonato, atrás do Cruzeiro.

De quebra, o alvinegro do Rio de Janeiro quebrou outro tabu. Fazia 12 anos que o Botafogo não conseguia vencer o rival deste domingo na baixada santista. O último revés havia acontecido em fevereiro de 2001, em uma partida pelo extinto torneio Rio-São Paulo. No período as duas equipes se enfrentaram 11 vezes na Vila, com cinco vitórias do Santos e seis empates. 

Em casa, o Santos não era derrotado desde 29 de agosto do ano passado, quando perdeu para o Bahia, no Brasileirão do ano passado, em jogo que marcou a despedida de Paulo Henrique Ganso da equipe. 

Com o triunfo, o quarto consecutivo no Brasileiro, os comandados de Osvaldo de Oliveira chegaram aos 42 pontos e diminuíram a diferença para o líder Cruzeiro, que venceu no sábado e chegou aos 46. Já o Santos ocupa a nona colocação, com 28 pontos conquistados até o momento. 

“Escorado” pela invencibilidade de 29 jogos na Vila Belmiro, o Santos pressionou demais o Botafogo no começo da partida. Thiago Ribeiro, que se destacou nos últimos jogos da equipe, teve chance clara de abrir o marcador duas vezes. Na primeira ele chegou atrasado após cruzamento da direita. Na segunda, em lance parecido, ele bateu forte, mas a bola foi por cima do travessão.

O Botafogo, por outro lado, não se limitou apenas a defender, apesar da pressão feita pelos donos da casa. Seedorf, embora sem tanto brilho, comandou o meio de campo e muniu os atacantes de passes. Rafael Marques, artilheiro do time no Brasileirão, quase marcou aos 17, mas o chute saiu para fora, do lado direito de Aranha.

Com a partida equilibrada e movimentada, o Botafogo, que se segurou bem atrás, conseguiu sair na frente.  Julio Cesar fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área, onde Rafael Marques desviou e obrigou Aranha a fazer ótima defesa. A bola, porém, sobrou nos pés de Elias, que abriu o placar na Vila.

Na etapa final, o Santos mais uma vez começou no ataque em busca da igualdade. Desta vez, porém, com menos intensidade. Só aos 10 minutos é que, de fato, a equipe paulista assustou. Em jogada de jovens, Leandrinho fez bonito lançamento para Gabriel, que dominou, partiu para cima, mas se atrapalhou e adiantou demais a bola, , o que facilitou para a defesa de Jefferson.

Elias, então, castigou mais uma vez o Santos no lance seguinte, desta vez com participação de Hyuri, apontado como substituto de Vitinho, negociado com o futebol russo. O jovem atacante Hyuri recebeu na esquerda e cruzou para Elias desviar de cabeça e fazer o segundo dele e do Botafogo no confronto.  

Claudinei Oliveira, técnico do Santos, não esperou nada para mexer no time. Lançou Neilton no lugar do meia Renato Abreu e deu mais força ofensiva à equipe. Foi dos pés de Cícero, porém, que o time diminuiu a diferença. E com um golaço. Aos 21, o volante/meia arriscou de fora da área e acertou uma pancada, que Jefferson não conseguiu alcançar.

O gol animou torcedores e jogadores, e os donos da casa cresceram no jogo. Pressionaram muito, mas esbarraram no setor defensivo do rival, que passou a se fechar e apostar apenas em contragolpes para matar o jogo. O Botafogo ainda acertou uma bola na trave, em cobrança de falta de Edilson, e quase marcou com Gegê, aos 40, que bateu de fora da área e a bola passou rente à trave.

Os dois times retornam a campo na próxima quarta-feira. O Botafogo faz duelo importantíssimo, o chamado 'jogo de seis pontos', contra o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h50. Uma vitória colocará os cariocas a um ponto da liderança. Uma derrota faz os mineiros abrirem sete e dispararem. Já o Santos visita o Grêmio, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!