domingo, junho 16, 2013

Série de ataques no Iraque mata 23 pessoas e deixa 122 feridas

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 122 ficaram feridas neste domingo em uma série de atentados, perpetrados com carros-bomba, e em um ataque armado em diferentes pontos do Iraque, informaram à Agência Efe fontes policiais.

No total, 11 veículos carregados com explosivos foram detonados em várias áreas do país, muitas delas de maioria xiita, afirmaram as fontes, que anteriormente tinham falado em 13 mortos e 56 feridos.

O atentado mais mortífero aconteceu em Basra, 560 quilômetros ao sul de Bagdá, onde pelo menos cinco pessoas morreram, entre elas um oficial de polícia, e dez ficaram feridas pela explosão de dois veículos carregados com explosivos.

Em Wasit, também no sul, pelo menos três civis morreram e outros 30 ficaram feridos em um duplo atentado similar.

Outras três pessoas morreram e 20 ficaram feridas pela detonação de um carro-bomba em Najaf, 160 quilômetros ao sul de Bagdá.

As fontes acrescentaram que outro atentado perpetrado com um veículo carregado com explosivos deixou dois mortos e 35 feridos em Zi Qar, no sul do país; enquanto dois policiais faleceram e um sofreu ferimentos em um ataque parecido na cidade de Tuz, situada a 210 quilômetros ao norte da capital.

A essas vítimas se somam outros dois mortos e 21 feridos por explosões de carros-bomba em Mahmudiya e Babel, ao sul de Bagdá, e em Madaem, ao nordeste da capital.

Além disso, pelo menos seis membros das forças de segurança iraquianas, encarregados da proteção de um oleoduto que transporta petróleo à Turquia, morreram e outros cinco ficaram feridos em um ataque armado contra seu quartel em Al Hadar, 60 quilômetros ao sul de Mossul, capital da província setentrionial de Ninawa.

O último mês de maio foi o mais sangrento no Iraque em mais de cinco anos, com a morte de 1.045 pessoas em atos de violência, segundo a missão da ONU neste país (Unami), em uma escalada da violência sectária e contra as forças de segurança. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!