segunda-feira, abril 01, 2013

Norueguês pode ter sido assassinado no RN, diz delegado


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte instaurou inquérito criminal para apurar a morte do norueguês Niels Hertzberg, de 72 anos, que morreu no dia 1º de março no pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal. À época, a informação repassada ao hospital foi de que o norueguês teria sofrido uma grave queda, o que teria causado os ferimentos. No entanto, o delegado nomeado para o caso, Alexandro Gomes, trabalha com a hipótese de assassinato. Niels Hertzberg era um renomado desportista, foi secretário-geral da Federação Norueguesa de Handball por 19 anos, e sua morte teve grande repercussão no país.

Laudo Itep morte Noruguês (Foto: Fernanda Zauli/G1)

O G1 teve acesso ao laudo do Itep que aponta como causa da morte 'traumatismo crânio encefálico e traumatismo raquimedular devido ação contundente'.
O laudo relata ainda que o norueguês sofreu lesões e cortes na cabeça, além de machucados nos joelhos. Para o delegado, é improvável que todos esses ferimentos e lesões tenham sido causados por uma queda. "Eu acredito que não se trata apenas de um acidente, por isso trabalhamos com a hipótese de assassinato", disse Alexandro Gomes.
Poucos dias depois da morte de Niels Hertzberg, o cônsul honorário da Noruega em Natal, advogado Gutemberg Natal Tinoco, solicitou ao Ministério Público Estadual uma investigação sobre os procedimentos de atendimento ao norueguês por suspeita de que a morte teria acontecido por falta de equipamentos para o atendimento no pronto-socorro Clóvis Sarinho. O procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, informou que o caso foi encaminhado para a coordenadoria de Promotorias Criminais para apuração da possível omissão de socorro e, em seguida, remetido para a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) para instauração de inquérito.
O delegado Alexandro Gomes informou que está fazendo o levantamento de informações iniciais como, por exemplo, quem estava na casa no momento do acidente e quem acompanhou o norueguês ao hospital, para iniciar a fase de depoimentos.
O caso
Niels Hertzberg foi secretário-geral da Federação Norueguesa de Handball por 19 anos. Ele passava férias em sua casa de praia no Brasil, em Barra de Tabatinga, litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com a secretaria estadual de Saúde Pública (Sesap), o noruguês chegou ao pronto-socorro Clóvis Sarinho às 21h36 e sofreu uma parada cardíaca às 21h45. "Não houve tempo hábil sequer para a realização de uma tomografia. Imediatamente foram adotadas as manobras de reanimação. A equipe tentou, por mais de uma hora, reanimar o paciente, porém, sem sucesso. O óbito foi constatado às 22h53", dizia a nota divulgada pela Sesap.
Ainda de acordo com a Sesap, a informação repassada ao hospital foi de que Niels Hertzberg teria sofrido uma queda por volta das 17h. "O acidente aconteceu às 17h, porém, o Serviço de Atendimento Móvel só foi acionado às 20h. Ao ser resgatado pela equipe de socorristas, Niels foi encontrado chocado (sinais vitais como a pressão arterial estavam inaudíveis), já tinha perda de consciência prolongada e perda abundante de sangue, sendo prontamente atendido no local e tendo obtido melhora clínica", informou a Sesap.
Repercussão
A morte de Niels Hertzberg teve grande repercussão na Noruega. O presidente da Federação Internacional de Handebol, Hassan Moustafa, lamentou a morte de Hertzberg. Em nota, ele afirmou que foi difícil acreditar que o amigo havia morrido repentinamente, pois gozava de boa saúde. “A notícia que o nosso ex-secretário geral Niels Hertzberg morreu durante as suas férias no Brasil foi um choque e motivo de grande tristeza. Niels tinha boa saúde. Por isso é difícil de entender que ele não está mais entre nós. Nossas condolências para a família e os amigos mais próximos".

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!