terça-feira, abril 23, 2013

Apesar do 5º lugar, números apontam Corinthians como mais completo do Paulista


Tite cumprimenta Alexandre Pato; Corinthians sobra em termos de números no Paulista
O Corinthians não fez uma campanha brilhante e terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na modesta quinta colocação. Apesar disso, deve se orgulhar dos números que apresentou. Segundo levantamento do Datafolha, a equipe de Tite é a mais completa do torneio, figurando no top 5 de 16 dos 20 quesitos avaliados pelo instituto.

O clube do Parque São Jorge é o líder em aproveitamento de passes (87%), desarmes (113,1), menos faltas cometidas (13,6 por jogo), dribles (16,1 por jogo), faltas recebidas (21 por jogo), menos finalizações sofridas (8,9 por jogo), número total de passes (368), passes para finalizações (4,9 por jogo) e menos cartões vermelhos (0).

Em uma disputa direta, o segundo melhor colocado nos rankings do Datafolha foi o Santos, top 5 em 13 dos 20 quesitos, com Palmeiras no terceiro posto (12 em 20).

O domínio contradiz o desempenho do Corinthians na primeira fase. A equipe de Tite terminou com 35 pontos em 19 jogos, duas derrotas inesperadas contra Ponte e Linense e a incômoda marca de oito empates.

Dos quatro quesitos em que o Corinthians não aparece como um dos líderes, o único no qual ele se destaca negativamente é o de bolas perdidas. Os atuais campeões do mundo desperdiçaram 41,2 jogadas por partida e são os piores do Paulista na avaliação, o que pode ser um reflexo da extensa troca de passes do time em cada jogo.

Os outros três “pontos fracos” do Corinthians ecoam nas críticas pontuais de Tite ao desempenho do time. Nessa primeira fase, poucas coisas irritaram mais o treinador que a deficiência de seus comandados nos chutes a gol.

O Corinthians até é o quinto do Paulista em finalizações (13,8 por jogo), mas seu índice de acerto é de apenas 34,1%. Entre todos os 20 participantes do torneio, só União Barbarense, Oeste e Guarani têm desempenho pior. 

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!