quinta-feira, março 28, 2013

Depois de 514 dias Luis Gomes volta a ter água nas torneiras


O problema da escassez de água a cada dia vem se tornando uma triste realidade em milhares de municípios da região nordeste do Brasil. Registrando uma das piores estiagens dos últimos anos a cidade de Luis Gomes completou 514 dias sem água.

O município vem sendo abastecido desde então por carros- pipa por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Ministério da Integração Nacional, através do Exército Brasileiro.

A cidade de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem.

Na manhã desta quarta- feira (27) a situação mudou. O abastecimento de água no município volta a ser restabelecido e a população já tem água nas torneiras, mesmo que isto seja em fase de teste.

De acordo com Francisco morais, morador de Luis Gomes, a cidade que possue 10 mil habitantes foi dividida em duas partes. Uma parte da cidade já está sendo abastecida e a outra parte será abastecida no final da tarde.

O abastecimento de Luis Gomes é feito pela Segunda Etapa do Sistema Adutor do Alto Oeste, com água da barragem de Pau dos Ferros, que, por sua vez, está com apenas 13% de sua capacidade total. O Alto Oeste estará à beira de um colapso no abastecimento de água. 




Mesmo funcionando ainda em fase de teste, a população da cidade de Luis Gomes voltou a receber água nas torneiras. Depois de 514 dias sem abastecimento através da tubulação, a população comemora o resultado de contar novamente com água nas torneiras. De acordo com o depoimento de moradores da cidade, o abastecimento iniciado ontem (27) tem sido realizado em duas etapas, pela manhã a água chega para 50% dos domicílios e à tarde o restante.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (SEMARH), Leonardo Rego, que esteve visitando ontem (27) o sistema adutor, a fase de testes tem sido bem-sucedida, mas é necessário continuá-los para se alcançar os resultados esperados.
“O reservatório que está promovendo a distribuição de água para a população de Luis Gomes com capacidade de 600 mil metros cúbicos de água já se encontra com 300 mil. O problema é que o trecho da Adutora do Alto Oeste, que abastece Luis Gomes, recebe água da barragem de Pau dos Ferros que está com apenas 13% de sua capacidade. Por isso, estamos perfurando poços tubulares e providenciando o projeto da adutora expressa, como determinou a governadora Rosalba Ciarlini”, destaca o secretário.
Leonardo disse que, embora o RN não tenha sido comtemplado nessa etapa para construção de adutora expressa pelo governo federal após a conclusão do projeto, o Governo do Estado vai procurar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para viabilizar o projeto. “Nós que estamos vendo de perto a situação da população de Luis Gomes, sabemos que existe a necessidade de viabilizar o mais rápido possível uma solução definitiva para o abastecimento da cidade. Porque se a chuva não vier, a situação pode se complicar ainda mais. Diante disse, a governadora Rosalba exigiu agilidade na ampliação do número de poços perfurados e na finalização do projeto para adutora expressa”, afirma.

Semarh garante que carro-pipa continuará atendendo a população
Registrando uma das piores estiagens dos últimos anos, a cidade de Luis Gomes, a exemplo de outros municípios do estado, tem enfrentado dificuldades na convivência com a estiagem.
De acordo com o secretário Leonardo Rego, mesmo com o início do período de teste na adutora do Alto oeste, o município de Luis Gomes, que vem sendo abastecido desde o início do colapso no sistema por carros-pipa através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e o Ministério da Integração Nacional, através do Exército Brasileiro, continua recebendo água através dessas alternativas.
A cidade de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem.
Na manhã desta quarta-feira (27), a situação mudou. O abastecimento de água no município volta a ser restabelecido e a população já tem água nas torneiras.
De acordo com Francisco Moraes, que reside em Luis Gomes, a cidade que possui 10 mil habitantes foi dividida em duas partes. “Esperamos que o abastecimento seja normalizado o mais rápido possível”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!