quinta-feira, março 28, 2013

Quase 600 mil devem se vacinar contra a gripe no RN


O Ministério da Saúde lançou, na última terça-feira, 26, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que neste ano vai ser realizada entre 15 a 26 de abril, sendo 20 o dia de mobilização nacional. Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, doentes crônicos e, pela primeira vez, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério).
No Rio Grande do Norte, o público-alvo representa 585.435 pessoas, sendo a meta vacinar 80% desta população. O Ministério da Saúde vai disponibilizar 641.060 doses da vacina para o estado.
Em Mossoró, o público-alvo fica em torno de 32 mil pessoas, conforme dados do Departamento de Vigilância à Saúde. A vacina vai ser aplicada em todas as unidades básicas de saúde e, no dia D, em postos instalados estrategicamente pela cidade.
A coordenadora do Departamento, Alanny Medeiros, convoca toda população-alvo para participar da campanha. “No ano passado, superamos a meta e, para este ano, vamos montar uma estratégia para repetir o sucesso da campanha”, destaca.
O médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalacqua, destaca que a vacina é imprescindível para inibir a atuação de doenças potencialmente graves, que podem afetar, principalmente, idosos, gestantes, doentes crônicos, hipertensos, entre outros.
Passalacqua acrescenta que a vacinação cria um bloqueio para todos os tipos de vírus da gripe, inclusive com relação a H1NI, a gripe suína. “As pessoas ficam imunes e transmissão pode até ocorrer, mas será em menor densidade”, ressalta.

PRESCRIÇÃO
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!