terça-feira, março 12, 2013

Contra altitude, Atlético veta refrigerantes e fixa 7 refeições diárias


Atacante Diego Tardelli durante treinamento do Atlético-MG na altitude da cidade de La Paz
Preocupado com a adaptação à altitude de La Paz, o Atlético-MG adota cardápio especial e aposta na comida para melhor se adaptar à altitude de 3.670 metros da capital boliviana. Para evitar problemas físicos, os jogadores atleticanos deixaram o refrigerante e água com gás de lado, fixam o café como imprescindível na alimentação, mas sentem falta do tradicional feijão.

A nutricionista Patrícia Teixeira elaborou um cardápio diferente para o período de permanência do Atlético-MG na Bolívia, para tentar amenizar os efeitos da altitude. Os jogadores atleticanos não foram liberados para tomar bebidas gaseificadas, seja água ou refrigerante. Por outro lado, adotam o suco natural e a cafeína como benéficos para a adaptação.

“A gente deixa a alimentação tranquila, pede que evite-se os refrigerantes, os gases, mais na água, no suco e fazer mais alimentações ao longo do dia, em menor quantidade, mas os jogadores estão se adaptando bem, o serviço do hotel é bom”, disse o médico Otaviano Oliveira.

O elenco tem feito mais refeições por dia, mas com menor quantidade de alimentos em cada uma. Os jogadores atleticanos se alimentam sete vezes ao longo do dia, como mais um recurso adotado para tentar amenizar os efeitos da altitude.

O cardápio é voltado para os carboidratos. Porém, os brasileiros sentem falta, principalmente, do tradicional feijão, prato servido de maneira diferente na Bolívia. Além da comida, a hidratação atleticana, com água e suco também é reforçada ao longo do dia, principalmente no momento de exercícios físicos.

“A gente tenta fazer um cardápio o mais perto possível dos nossos costumes brasileiros, óbvio que sente-se uma dificuldade em alguns alimentos, como o feijão, não se encontra um feijão com a cara tão boa como o feijão mineiro, mas reforçamos também a hidratação”, observou Otaviano Oliveira.

Apesar de muita preocupação da comissão técnica atleticana, os primeiros dias estão sendo de boa adaptação do elenco. Alguns jogadores reclamaram de tontura, dor de cabeça, mas todos os 22 atletas que estão na Bolívia treinaram normalmente no domingo e segunda-feira.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!