quarta-feira, janeiro 09, 2013

Órgão da Funasa orienta gestores sobre gestão de saneamento no Rio Grande do Norte


A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde no Rio Grande do Norte (Funasa/RN), por meio do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), realizou, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2012, visitas para diagnosticar as fragilidades e necessidades da gestão dos serviços de saneamento nos municípios de Luís Gomes, Marcelino Vieira e Olho D'água do Borges, localizados no Alto Oeste potiguar.
Em cada município, os componentes do NICT reuniram-se com o prefeito, secretários e técnicos para discutirem as fragilidades do saneamento no município, que poderiam ser resolvidas com ações de cooperação técnica disponibilizadas pela instituição. Nas reuniões foram discutidos os temas: convênios; água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, educação em saúde e Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Segundo informação da assessoria de imprensa da Fundação, um dos maiores problemas identificados nos três municípios visitados, segundo a farmacêutica e bioquímica Isaura Azevedo - uma das componentes do NICT - foi a falta de iniciativa para a realização de ações de educação ambiental da população, relacionada à redução, ao reaproveitamento e à reciclagem do lixo, como também à proteção dos mananciais hídricos. 
ORIENTAÇÃO
Para Isaura Azevedo, do Núcleo, esta demanda relacionada ao gerenciamento dos resíduos sólidos se repete de forma generalizada no Estado e deve ser tratada de forma conjunta entre Funasa e outros órgãos relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos. Essa ação conjunta tem o intuito de somar esforços e desenvolver estratégias de apoio aos municípios, já que a maioria deles não possui um corpo técnico qualificado para as questões ambientais.

Fonte: O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!