terça-feira, novembro 13, 2012

Sargento Xavier ALERTA comerciantes de Itaú e região contra golpistas




O Sargento Xavier, responsável pelo destacamento policial do município de Itaú-RN vem através do programa e o blog Cidade News pedir aos comerciantes que fiquem “ALERTA” sob supostos trotes que são feitos por criminosos, no intuito de extorquir empresários em nome de um perigoso assaltante e homicida, conhecido na região como “João da Besta”.

O Golpe já vem sendo aplicado há alguns dias e em várias cidades da região do médio Oeste como: Martins, Umarizal, Serrinha dos Pintos, Apodi e inclusive o município de Itaú, sendo registrado pedido de extorsão a um empresário nesta segunda-feira.

O blog Patu News já vinha fazendo alertas sobre essa maneira que os bandidos encontraram para extorquir vários empresários da região, que com medo do suposto criminoso, sediam as chantagens feitas por telefone, onde uma pessoa que está se passando por "JOÃO DA BESTA", está ligando para comerciantes bem sucedidos, num primeiro momento se passando por representante comercial, para ter certeza que está falando com o proprietário do estabelecimento e quando se certifica que está falando com o proprietário, se identifica como sendo a pessoa conhecida por "JOÃO DA BESTA", da cidade de Umarizal e diz que está com o carro quebrado em determinado lugar e exige que o empresário deposite naquele momento uma certa quantia numa conta-bancária que ele repassa a vítima.

Segundo informações, alguns comerciantes de Martins, Serrinha dos Pintos e Umarizal já cederam a extorsão e depositaram valores na conta repassada pelo bandido que variam de R$ 500,00 a R$ 1.000,00.

O pânico está instalado entre os comerciantes dessas cidades, principalmente Martins, onde parece que o criminoso ou criminosos estão agindo com mais frequência, visto que vários comerciantes já depositaram valores na conta bancária, temendo represálias.
A ligação é feita sempre para o telefone fixo do comércio, para tentar dificultar a identificação do telefone utilizado no golpe.

As vítimas estão se sentindo ameaçadas porque o bandido faz sérias ameaças caso elas resistam em depositar o valor estipulado por ele, demonstrando conhecer a rotina da vítima e seus familiares e ameaçando pegá-los nas estradas da região ou no próprio local de trabalho, caso o dinheiro não seja depositado.

A polícia civil já foi comunicada do fato e já deu início às investigações, tendo como ponto de partida o nome do titular da conta bancária, o número da conta e a da agência, que segundo informações é de Natal.

Se for João da Besta o autor das extorsões, ele terá que se explicar com a polícia e a justiça, se não for, se alguém está usando seu nome, este terá que se explicar com a polícia, com a justiça e com João Alves Nunes, o verdadeiro João da Besta.

O Sargento Xavier alerta os comerciantes de Itaú e região, que caso receba ligações exigindo dinheiro, não ceda a extorsão, pois não passa de trotes, devendo o fato ser informado a polícia e não se intimidarem diante das ligações.


“João da Besta”


Acusado pela Polícia de praticar assaltos e homicídios, João Alves Nunes, de 40 anos, era suspeito de praticar, na região Oeste do Rio Grande do Norte, vários assaltos, inclusive um à agência do Banco do Brasil de Baraúna. Ele também era acusado do latrocínio em que foi vítima foi um capitão do Exército, na cidade de Martins.

"João da Besta", que é natural de Umarizal, foi preso no dia 23 de julho de 2010, numa favela do bairro do Grajaú, em São Paulo. Os policiais da Divisão Especial de Combate ao Crime Organizado - DEICOR, o localizaram com o apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos - Garra, da capital paulista.

O mais novo morador de Alcaçuz  foi para SP há um mês e meio, fugindo da polícia do RN. No dia 14 de maio de 2010, dois bandidos da quadrilha liderada pelo assaltante foram mortos num confronto com a PM, na estrada entre as cidades Rafael Fernandes e Almino Afonso. A quadrilha do acusado agia sempre utilizando armas de uso restrito como fuzis e espingardas de grosso calibre e com o emprego de violência.

O líder do bando conseguiu escapar desse cerco, deixando para trás um revólver calibre 38, uma escopeta, munições de diversos calibres, dois capuzes, um veículo Siena roubado na Paraíba, além de um notebook, um botijão de gás e um maçarico, utilizados para fazer arrombamentos a caixas eletrônicos em agências bancárias. Em seguida, ele fugiu para São Paulo e agora retornou para o RN com algemas nas mãos.

Soltura

Decisão do juiz Luiz Cândido Villaça, da Comarca de Caicó, na região do Seridó, colocou em liberdade um dos criminosos mais perigosos do Nordeste, acusado de assalto, sequestro, homicídios, dentre outros. João Alves Nunes, o "João da Besta", 45, deixou a cadeia na tarde da quinta-feira 14 de julho de 2011, amparado pela nova "Lei das Prisões", que passou a vigorar no último dia 4 de julho.
Segundo informações, João Nunes estava detido na Penitenciária Estadual de Caicó, o "Pereirão", desde o mês de maio deste 2011, quando chegou transferido de Alcaçuz. Segundo explicou a Justiça, o criminoso cumpria pena privativa de liberdade unificada de três anos, tendo ele já cumprido integralmente a condenação, e de acordo com o artigo 109 do Código Processual Penal, o condenado tem direito à liberdade, mediante alvará do juiz.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!